Windows 10X dirá adeus à Cortana e trará mais novidades

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A Microsoft está atualmente a trabalhar no desenvolvimento do Windows 10X, uma versão do sistema operativo criada especificamente para equipamentos de ecrã duplo, como o seu Surface Duo. Eventualmente, equipamentos de outras marcas poderão também tomar partido deste sistema operativo.

Um dos grandes destaques do Windows 10X é o abandono da Cortana, que já não será uma parte integral da utilização do sistema operativo. É provável que a assistente sobreviva, apenas como uma opção nas definições. Por outro lado, pode ser removida de todo.

Além disso, a Microsoft vai introduzir no Windows 10X wallpapers dinâmicos, à semelhança dos Macbook. Estes são fundos de ambiente de trabalho que se alteram conforme a altura do dia e outros fatores, não necessitando de uma personalização direta por parte do utilizador.

Windows 10X terá uma linguagem de design diferente

A configuração inicial do Windows 10X terá grandes sinais de mudança, em relação ao Windows 10. Durante a configuração, o utilizador não será apresentado com caixas azuis em fundo cinzento, com as opções. Em vez disso, as etapas de configuração terão um aspeto mais agradável, com um fundo desfocado em azul, caixas brancas e imagens ilustrativas.

O ecrã de configuração irá supostamente abranger os dois ecrãs, mas de acordo com as imagens, este ecrã de configuração até fica bem num dispositivo com ecrã único. Assim sendo, a Microsoft irá responder finalmente ao mercado de híbridos 2-1 e possibilitar aos utilizadores uma nova experiência.

Seja como for, ainda não existe previsão para a chegada do Windows 10X. A Microsoft tem ainda algum tempo antes de ser necessário lançar um sistema operativo final.

Editores 4gnews recomendam:

  • Facebook está a testar nova adição à sua interface! Vai ficar bem mais prático
  • Aproveita o Assassin's Creed Syndicate grátis por tempo limitado!
  • Google vai trazer uma das funcionalidades prometidas para o Android 11
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.