A Microsoft continua a desenvolver o Windows 10 a cada dia. No entanto, o objetivo máximo da empresa não passa por melhorar o seu sistema operativo unicamente.
Em vez disso, a gigante de Redmond tem tentado, cada vez mais, transformá-lo. Ainda que de uma forma bastante suave, é certo, o Windows 10 caminha para um destino que tem, atualmente, o nome de Project Rome.
Vê ainda: Nokia 3 saltará diretamente para o Android Oreo 8.0
Este, por sua vez, é o exemplo da visão da empresa norte-americana naquilo que toca ao verdadeiro sistema operativo que a Microsoft quer formar. Não se baseará apenas no que se pode encontrar num dado equipamento, mas sim num conjunto de serviços e aplicações que têm como ponto de partida a famosa cloud.
Isto é, através dessa, todo o histórico e atividades de um determinado utilizador serão geridas de forma a que este tenha a melhor experiência de utilização possível, no seu dia-a-dia, daquilo que são o OneDrive e não só.
Consequentemente, a conexão/relacionamento entre dispositivos, pessoas, aplicações e serviços de cloud vão muito para além do pequeno mundo Microsoft. Em vez disso, a empresa quer criar a possibilidade de transmitir, por exemplo, uma música que se está a ouvir num smartphone Android para a Xbox desse utilizador, instantaneamente.
Sem dúvida que o Windows 10 ainda não o permite e, em grande parte, iOS e Android parecem bem mais promissores a abraçar um futuro que já não se encontra tão longe quanto isso, do que o sistema operativo da empresa de Redmond.
Project Rome é o reflexo de um futuro ligeiramente distinto para o Windows 10 da Microsoft...
No entanto, fazendo bem as contas, passe a expressão, há ainda muitos utilizadores Windows no mundo que, sem dúvida, não terão qualquer problema em chegar à próxima Next Big Thing com o apoio da Microsoft.
Os próximos dois anos serão decisivos. 2018 e 2019 serão o primeiro grande ponto de viragem para um sistema operativo que está em transformação constante, ainda que silenciosa. Claro está que esse é o Windows 10.
De resto, fica atento(a) às notícias aqui, em 4gnews.pt, para que não percas nenhum detalhe acerca deste e de outros temas num mundo onde a tecnologia é falada em português. Isto porque, mais do que precisares e escolheres, vais querer 4gnews.
Vê o vídeo no final do artigo para ficares a saber um pouco mais acerca deste projeto.
Assuntos relevantes na 4gnews: