Fim do suporte já tem data marcada
O Windows 10 vai deixar de receber suporte oficial da Microsoft a partir de 14 de outubro de 2025. Isto significa que dentro de quatro meses, este sistema operativo que ainda está presente em milhões de computadores deixará de receber atualizações de segurança e novas funcionalidades.
A boa notícia é que o fim do suporte não significa que o sistema operativo irá deixar de funcionar. A má, é que o sistema ficará mais vulnerável a ameaças de segurança, como vírus, malware e ataques de hackers.
É obrigatório mudar para o Windows 11?
O Windows 11 foi lançado em outubro de 2021 e tem vindo a ser distribuído de forma gradual para dispositivos compatíveis.
Não é obrigatório mudar já mas a Microsoft recomenda a atualização para esta versão para garantir a segurança do sistema e acesso a novas funcionalidades.
Atualizações pagas depois de 2025
Para quem decidir continuar a usar o Windows 10 depois do fim do suporte, em outubro de 2025, a Microsoft vai disponibilizar um programa chamado Extended Security Update (ESU). Este serviço pago permitirá receber atualizações de segurança e correções críticas por mais três anos, até outubro de 2028.
O ESU não inclui novas funcionalidades nem suporte técnico. Inclui apenas patches de segurança essenciais.
Há outra alternativa: migrar para o Windows 365, a versão do sistema operativo na nuvem. Neste caso, os dispositivos continuam a receber as atualizações sem custo adicional, mas também apenas durante os próximos três anos.

Office continuará a ser suportado até 2028
As aplicações do Microsoft 365 tais como o Word, Excel e Outlook também continuarão a receber atualizações de segurança no Windows 10 até 10 de outubro de 2028.
Este prolongamento acontece depois de críticas relacionadas com o impacto ambiental e logístico da descontinuação.
Segundo a Canalys, o fim do suporte ao Windows 10 poderá enviar até 240 milhões de computadores para o lixo, o equivalente a 480 milhões de quilos de lixo eletrónico.
Ainda assim, a Microsoft alerta que, mesmo com as atualizações de segurança para o Office, usar estas aplicações num sistema sem suporte pode causar problemas de performance e fiabilidade.
Quais os passos seguintes?
Se ainda usa o Windows 10, este é o momento ideal para:
-
Verificar se o seu computador é compatível com o Windows 11
-
Fazer backup dos seus ficheiros
-
Considerar atualizar nos próximos meses