Computadores com Windows 10 ARM e Snapdragon 835 chegam em breve

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

A Microsoft e a Qualcomm celebraram recentemente uma parceria que traria os processadores Snapdragon a dispositivos com Windows 10. Esta parceria muda o paradigma do setor informático atual, permitindo assim que o SO da Microsoft corra em processadores de arquitetura ARM, como por exemplo o Snapdragon 835.

Aquando desta novidade, especulou-se que poderíamos vir a ser brindados com smartphones a correr uma versão completa do Windows 10. A verdade é que tal nunca virá a acontecer, algo que já foi confirmado pela própria Microsoft.

Vê ainda: Windows Latest veio diretamente da americana Qualcomm.

Esta afirma que o primeiro PC fruto da sua parceria com a Microsoft será apresentado no último trimestre deste ano. Inicialmente especulado para ser apresentado na IFA 2017, a verdade é que o mesmo não estará disponível para compra nesta época de regresso às aulas. Provavelmente ainda virá a tempo do Natal.

Os benefícios de um PC Windows 10 com um Snapdragon 835

Já foi deixado claro que este novo PC não irá correr o Windows 10 S, mas sim o Windows 10 normal. Isto significa que será possível correr qualquer tipo de aplicação nestes novos PC´s, graças a um modo de emulação x86 nativamente incluído.

Computadores com processadores ARM tendem a ser mais eficientes, mas com grande poder de processamento

Com a inclusão de um Snapdragon 835 neste novo PC, o mesmo primará pelo seu baixo consumo, poder de processamento, conectividade LTE e ainda portabilidade. Estando este processador integrado na motherboard destes computadores, os mesmos conseguirão uma autonomia até 50% superior à de um PC com um processador X86.

Já no que toca aos consumos de energia em stand-by, este tipo de processador permite períodos até cinco vezes superiores. Mesmo assim, aplicações de redes sociais e de e-mail serão capazes de notificar o utilizador assim que se justificar.

Ficamos agora a aguardar a chegada destes novos computadores. Será importante perceber se o desempenho dos mesmos será vantajoso face ao que conhecemos hoje em dia e em especial qual o seu preço de venda.

Outros assuntos relevantes:

Apple iPhone 8 permitirá acesso à Siri através do seu botão power

Samsung Galaxy J7+ é oficial! A câmara dupla chega aos gama de entrada

Comic Con Portugal irá para Lisboa já no próximo ano

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.