Wiko juntou-se à Qwant e lançou o smartphone ‘anti-Google’

Bruno Coelho

A iniciativa foi levada a cabo em França. A Wiko juntou-se ao motor de busca Qwant para lançar um smartphone especial, com menos Google dentro dele. A empresa pegou num modelo que já existia e lançou o smartphone com o Qwant em vez do Google Chrome.

O dispositivo foi batizado de View2 Pro Qwant. Embora esta seja uma solução que dificilmente possas considerar como um real smartphone anti-Google, a verdade é um primeiro passo nesse sentido. O preço do dispositivo está cifrado nos 179, mas como é óbvio vem com Android.

wiko view2 pro

O vice-presidente da Qwant chegou-se à frente para explicar o lançamento do dispositivo e a parceria com a Wiko. Tristan Nitot afirmou que “este smartphone prova que a Europa não é uma colónia digital”. A Qwant sempre se mostrou alerta perante a estratégia da Google.

Wiko View2 Pro Qwant vem com Maps e Youtube instalados

A empresa francesa aliar-se a uma fabricante de smartphones foi o passo natural das coisas. Obviamente que se estas empresas querem mostrar independência têm de ser mais firmes. A Google é muito mais que um motor de busca, e o smartphone não prescinde do Maps e do Youtube.

wiko view2 pro

Este tipo de iniciativa aparece no seguimento da imposição da União Europeia face à Google. Agora já não é imposto aos fabricantes que tenham o Chrome pré-instalado nos seus dispositivos. Para a Wiko esta é uma forma de testar se o sentimento anti-Google do mercado é forte.

Contudo, será isto um verdadeiro smartphone anti-Google? Parece uma boa forma de o motor de busca Qwant ganhar alguma relevância mediática, até porque este é conhecido pelas suas rígidas políticas de privacidade e imparcialidade. No fundo, acaba por se juntar o útil ao agradável.

Editores 4gnews recomendam:

Via

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.