
O WhatsApp está a testar uma nova funcionalidade que promete mudar a forma como comunicamos nos grupos. A novidade, dada a conhecer pelo sempre bem informado WABetaInfo, surgiu na versão beta 2.25.26.3 do WhatsApp para Android, disponível na Google Play Store.
Por agora, só é possível identificar alguém no grupo de forma individual. Porém, com esta nova ferramenta chega a possibilidade de marcar todos os elementos do chat através de "@todos/@everyone". Isto é válido mesmo para quem tem as notificações silenciadas ou alterado definições de privacidade.
É um detalhe que certamente muitos utilizadores do WhatsApp ansiavam há já muito tempo. A verdade é que mais de metade das mensagens que são enviadas na plataforma da Meta – mais precisamente 57,5% – acontecem nos chats de grupo.
De resto, esta não é a primeira vez que a plataforma explora menções gerais. Anteriormente, o WhatsApp testou uma opção em que mencionar um grupo nas atualizações de estado notificava todos os membros.
Como vai funcionar a mudança do WhatsApp?
De acordo com os testes atuais, tanto administradores como os restantes membros podem utilizar a identificação geral. É muito mais prático, mas também pode tornar-se incomodativo e intrusivo se usado sem critério.
Para evitar abusos, o WhatsApp poderá introduzir restrições de uso, como permissões apenas para administradores ou opções para que cada utilizador bloqueie menções em massa.
Se bem implementada, esta novidade pode tornar a comunicação em grupo mais eficiente. Caso contrário, corre o risco de transformar-se em mais uma fonte de notificações indesejadas.