O WhatsApp é a app de mensagens mais popular do mundo, utilizada diariamente por milhões de pessoas em todo o mundo. Agora, a plataforma do grupo Meta deu a conhecer uma atualização particularmente importante para cuidarmos da nossa segurança online.
As novidades foram já distribuídas através da Google Play Store, para a versão Android desta app, ainda em fase de testes (beta) com a versão 2.23.16.6 a prometer um novo leque de ferramentas. Em causa está um importante reforço para a experiência de utilização.
É a mais recente adição de funcionalidades após a nova barra de navegação, as melhorias no design Material Design 3 e introdução das mensagens de vídeo com duração máxima de 60 segundos.
WhatsApp introduz novas ferramentas de segurança na app Android
As novidades estão presentes na mais recente versão de testes (beta) da app de mensagens, tal como aponta a publicação especializada WABetaInfo com a versão 2.23.16.6. Agora, tal como bem ilustra a imagem acima, temos novos recursos de segurança e controlos de privacidade reunidos num só local.
Ao que tudo indica, a plataforma do grupo Meta quis ir mais além ao entregar mais controlos para quando recebemos mensagens de números não guardados, ou desconhecidos. Assim, garantindo que os seus utilizadores se sentem seguros e têm uma boa experiência de utilização na app de mensagens.
Para todos os utilizadores Beta (programa de testes), registados como tal na Google Play Store, podem agora encontrar esta nova central de segurança. Aliás, a sua própria epígrafe é bastante elucidativa - Garantindo a segurança nos chats.
Garantindo a melhor experiência de utilização do WhatsApp
Para os utilizadores inscritos a mais recente versão da plataforma deve já estar disponível via Google Play Store. É uma oportunidade para experimentar e usar já estas novas ferramentas de segurança que regulam a forma como estas mensagens de remetentes desconhecidos são geridas.
Ao que tudo indica, temos aqui uma maior preocupação da própria Meta em dar mais controlos aos seus utilizadores. Na prática, podemos tomar essencialmente dois cursos de ação perante este tipo de mensagens, a saber:
- Bloquear os contactos desconhecidos
- Reportar os contactos à equipa do WhatsApp
Ambos os recursos ficam agora presentes num menu de simples acesso e fácil compreensão para que mais utilizadores encontrem e usem, caso necessário, o recurso / central de segurança.
Entretanto, a plataforma também começou a distribuir uma atualização incremental do WhatsApp para mitigar alguns dos erros ou bugs encontrados na mais recente versão estável da aplicação.
Editores 4gnews recomendam: