WhatsApp reforça a privacidade dos seus utilizadores com esta novidade

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O WhatsApp acaba de anunciar uma nova medida que pretende reforçar a privacidade dos seus utilizadores. A partir de agora, todas as novas conversações terão, por defeito, ativa a opção de mensagens que desaparecem automaticamente.

Isto aplicar-se-á a todos os utilizadores do WhatsApp que têm esta opção de privacidade ativa na sua conta. Significa que sempre que iniciarem uma nova conversação, as suas mensagens desaparecerão após um período definido pelo próprio.

Novas conversas no WhatsApp terão mensagens que desaparecem automaticamente

Esta funcionalidade foi lançada na plataforma de comunicações da empresa Meta no ano passado. Até agora, o utilizador tinha de ativar manualmente a opção em todas as janelas de conversação em que desejaria que as suas mensagens desaparecessem.

A partir de hoje, isso deixa de ser necessário, visto que essa opção passa a estar ativa por defeito em todas as conversações individuais que o utilizador inicie. Isto desde que tenha a respetiva opção de privacidade ativa na sua conta WhatsApp.

A medida não irá afetar conversações já iniciadas, o que significa que tudo o que enviaste até hoje aos teus contactos não irá desaparecer magicamente. Aplica-se apenas às novas conversas.

Uma vez ativa esta funcionalidade, o utilizador poderá escolher entre os seguintes períodos: 24 horas, 7 dias ou 90 dias. Mediante a opção escolhida, esse será o patamar em que qualquer mensagem envidada aos teus contactos irá desaparecer do registo público.

As mensagens que desaparecem automaticamente também podem ser usadas em conversações de grupo, porém, estão sujeitas à vontade dos administradores do grupo. Serão estes a determinar se os participantes podem, ou não, definir o desaparecimento das suas mensagens.

Caso o recetor da mensagem abre a conversa após o término do período de visibilidade definida pelo remetente, a mensagem já não lá estará. Isso é algo que ambas as partes da conversa devem ter em conta para que nenhuma mensagem importante se perca.

Como ativar as mensagens que desaparecem automaticamente

  1. Abrir a aplicação do WhatsApp
  2. Irá a Definições
  3. Conta
  4. Privacidade
  5. Selecionar a duração dos chats (24 horas, 7 dias ou 90 dias)

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Redmi 10 2022: novos segredos do smartphone barato
  • iOS 15.2: Apple lança recurso de segurança há muito pedido
  • ANACOM: tráfego de Internet móvel aumentou 36%. MEO é a favorita em Portugal
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.