WhatsApp prepara estas novidades para a app de mensagens

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O WhatsApp continua a desenvolver novas funções para a sua app de mensagens e já sabemos quais são as próximas novidades a chegar à aplicação para Android e iOS. Em particular, o foco da plataforma nas últimas semanas são os seus Status ou Estados.

Em simultâneo, teremos também novas funções para Empresas que usem o WhatsApp para comunicar com os seus clientes, passando estas a poder colocar uma nova imagem de destaque. Isto é, um banner para identificar facilmente a sua atividade empresarial.

Há novas funções para os Status e para empresas no WhatsApp

As novidades foram avançadas pela publicação WABetaInfo, publicação sempre atenta às versões beta da app de mensagens para Android e iOS. Assim, em primeiro lugar será possível aos gestores de perfis empresariais colocar uma imagem de capa.

Desse modo, os demais utilizadores saberão, de imediato, que esse contacto representa uma empresa, por exemplo. Note-se, contudo, que esta função está ainda em fase de desenvolvimento, como alerta o próprio portal WABetaInfo.

Acima podemos ver a opção, ainda em desenvolvimento, que permitirá aos gestores de perfis empresariais tirar partido do novo recurso. Será, sobretudo, um novo recurso de personalização a estrear, ao que tudo indica, no WhatsApp Desktop.

Note-se que a publicação classifica esta funcionalidade de "em desenvolvimento", sem data apontada para a sua implementação no canal estável desta plataforma de comunicações. De momento esta funcionalidade está apenas disponível na versão para iOS.

Mais Stories, mais interação, novas opções de resposta aos Status

A publicação afirma ainda que o WhatsApp deu início aos testes de um novo ícone que procura distinguir uma conversa / mensagem comum de uma resposta ao Status dentro de uma conversa. Assim, tal como no Instagram onde podemos responder às Histórias ou Stories de cada pessoa / página, também o poderemos fazer no WhatsApp com maior facilidade.

O novo ícone deve sinalizar visualmente que determinada mensagem recebida na plataforma é uma resposta ao Status publicado pelo utilizador. Assim, saberemos qual a natureza, ou o motivo da mensagem que nos acaba de chegar nesta plataforma.

Tal como podemos ver pela imagem acima, ao lado da pré-visualização das mensagens temos agora um novo ícone, logo abaixo do nome do contacto. Trata-se de uma pequena mudança, uma introdução de um novo elemento. Poderá, contudo, ajudar o utilizador a saber e entender o porquê de ter recebido uma determinada mensagem.

Importa ainda frisar que esta novidade foi detetada na versão beta do WhatsApp para Desktop, ou seja, para computadores. Todavia, é provável que este mesmo recurso também fique disponível na versão beta da plataforma para dispositivos móveis Android e iOS.

Por fim, também este recurso foi classificado como "em desenvolvimento", dando conta do seu caráter inacabado. De igual modo, não foi avançada uma data para a sua implementação e disponibilização através do canal estável desta plataforma grátis de mensagens.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi lança nova escova de dentes elétrica que vais querer ter em Portugal
  • Motorola Edge 30 Pro com 200 € de desconto (tempo limitado)
  • Xiaomi Mi Band 7 Pro pode (mesmo) ser a melhor smartband de 2022
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.