WhatsApp pode ter partilha de ficheiros por aproximação em breve

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 1 min.

O WhatsApp está a trabalhar em um novo sistema de partilha de ficheiros por aproximação, funcionalidade semelhante ao Quick Share do Android e ao AirDrop da Apple. O recurso foi detetado pela página WaBetaInfo na versão WhatsApp beta para Android 2.24.2.20.

A nova funcionalidade ainda está em desenvolvimento

Whatsapp partilha aproximação
Imagem: captura de ecrã / WaBetaInfo

De acordo com o WaBetaInfo, a nova funcionalidade de partilha por aproximação do WhatsApp ainda está em desenvolvimento e, mesmo na versão beta, não está pronta para testes. Entretanto, a página foi capaz de fazer capturas de ecrã que mostram como o recurso deve aparecer.

Pelo que é possível ver nas imagens acima, os utilizadores precisarão ativar a funcionalidade em uma nova opção "Pessoas próximas". Tanto o remetente quanto o destinatário precisam ter a opção aberta e aceitar o pedido de envio para iniciar a transferência.

Será possível ainda agitar o dispositivo, com o WhatsApp aberto, para visualizar as solicitações de partilha. Acredita-se que, assim como o Quick Share, a nova funcionalidade do WhatsApp conte com dados móveis, Wi-Fi, Bluetooth, Bluetooth LE e WebRTC para partilha online e offline, mas ainda não há confirmação.

Em termos de segurança, o WaBetaInfo explica que o novo recurso também terá informações criptografadas de ponta a ponta. Além disso, o WhatsApp vai ocultar os números dos telemóveis envolvidos na partilha para que os utilizadores sintam-se à vontade para partilhar até mesmo com pessoas que não estão em suas listas de contato.

Ainda não há informações sobre data de lançamento da funcionalidade ou se haverá alguma restrição do tamanho do ficheiro a ser partilhado.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.