WhatsApp obriga utilizadores a aceitar nova política sob pena de perder funcionalidades

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A 15 de maio de 2021 entrará em vigor a nova política de privacidade do WhatsApp, a plataforma de comunicações instantâneas mais popular do mundo. O novo modelo, anunciado em janeiro deste ano, vai mesmo ser aplicado e não há muito (ou nada) a fazer.

Isto é, a menos que não se importem de gradualmente perder o acesso a funções de comunicação da plataforma, além de receberem avisos constantes. As medidas foram agora anunciadas pela empresa do grupo Facebook e far-se-ão sentir também na Europa.

Terão que aceitar os novos termos até 15 de maio de 2021

Com efeito, os utilizadores que não aceitem a nova política de privacidade do WhatsApp até ao dia 15 de maio começarão a ver avisos insistentes. Serão alertas gradualmente mais persistentes até que o utilizador aquiesça e dê o seu aval aos novos termos.

Contudo, se não o fizer, verá a sua conta a perder, gradualmente, o acesso a funções de operação e comunicação através desta plataforma. Este é o meio "punitivo" a ser aplicado pela plataforma líder com o intuito de garantir a aprovação dos novos termos.

Tal como aponta a própria empresa, ao não aceitar os termos começarão a ser aplicadas restrições ao pleno uso do serviço. Estes impedimentos serão gradualmente mais obstrutivos e acompanhados por lembretes insistentes.

As últimas restrições aplicadas à conta de WhatsApp

Em primeiro lugar, não terão acesso à lista de chats no WhatsApp, a lista de conversas. No entanto, poderão continuar a responder (atender) chamadas e videochamadas efetuadas através deste serviço.

O utilizador poderá tocar na notificação de chamada recebida (caso tenha as notificações ativadas), respondendo às mesmas. Aí também poderão ver e responder a mensagens de texto (na opção de resposta rápida a partir do cartão de notificações).

Poderão também responder a notificações de chamadas perdidas, efetuando uma chamada ou videochamada de retorno. Esta é a extensão das limitações a serem aplicadas às contas de WhatsApp que não aceitem os novos termos.

Contudo, como aponta a empresa, após algumas semanas também estas capacidades serão truncadas. O utilizador deixará de receber notificações de chamadas, mensagens e outros alertas. Será como se a conta de WhatsApp fosse suspensa.

Por fim, o WhatsApp não eliminará a conta de utilizador mesmo que este não aceite os novos termos. Recordamos, a propósito, que estas medidas começarão a ser gradualmente aplicadas a partir do dia 15 de maio.

Editores 4gnews recomendam:

  • Asus Zenfone 8 Mini revela todas as especificações antes da apresentação oficial
  • Apple anuncia investimento milionário na fabricante de Gorilla Glass
  • Realme Narzo 30 todos os seus segredos em vídeo e imagens oficiais antes da apresentação
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.