WhatsApp: novo recurso muito aguardado começa a chegar a todos os utilizadores

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

No mês passado, o WhatsApp anunciou o novo recurso Call Links e agora a funcionalidade está a começar a chegar a todos os utilizadores.

A nova funcionalidade permite criar chamadas de grupo, com de até 32 pessoas, a partir de um link que será válido por de até 90 dias.

Novo recurso Call Links está a ser disponibilizado em grande escala

Foi no passado mês de setembro que o WhatsApp anunciou uma nova funcionalidade que há muito tempo era desejada pelos utilizadores da plataforma. Trata-se do recurso Call Links que permite chamadas, com ou sem vídeo, em grupo, com um máximo de 32 pessoas.

As chamadas em grupo estão acessíveis através de um link que, por sua vez, fica disponível de até 90 dias para todos os interlocutores. Esta funcionalidade ficará disponível para todos os utilizadores com conta na plataforma de conversação, mas apenas poderá ser usada no smartphone.

Caso tentes ativar o recurso no WhatsApp Web, a aplicação informa-te sobre esta limitação e fornece várias opções para fazeres uma chamada em grupo através do teu terminal móvel, dando-te um novo link e um código QR.

Para verificares se o novo recurso está já disponível na tua conta, abre a aplicação WhatsApp no teu smartphone e navega até à opção “Chamadas”. Se já tiveres a funcionalidade disponível encontras no topo superior a opção “Criar ligação para chamada”. Depois é só utilizares o link gerado para enviar aos teus contactos.

O processo é bastante simples, mas ainda assim o novo recurso do WhatsApp fica um pouco aquém de outras plataformas de videochamadas como o Zoom e o Google Meet. Estes dois serviços disponibilizam videochamadas com de até 100 pessoas, sem custos adicionais.

WhatsApp testa utilização de avatares na plataforma de conversação

Entretanto, outras notícias relacionadas com o WhatsApp dão conta de que a plataforma está a testar a utilização de avatares na aplicação. A informação está a ser avançada pelo site WABetaInfo que afirma que na versão beta para Android 2.2.23.9 é já possível experimentar a funcionalidade.

As informações dadas pelo referido site explicam que depois de o utilizador configurar um avatar, o WhatsApp gera um conjunto de stickers obtido através das instruções dadas. Estes stickers são imagens do avatar criado a expressar emoções.

Para já, a funcionalidade está apenas disponível na referida versão beta da app, sendo desconhecida a data de quando será disponibilizada a todos os utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google anuncia Android 13 Go Edition para smartpnones baratos
  • Coates, do Sporting CP, viaja em holograma graças ao 5G da NOS
  • YouTube disponibilizará identificadores únicos para cada canal, escolhe o teu!
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt