WhatsApp vai receber nova funcionalidade para combater Fake News

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Em diversos países o WhatsApp tornou-se uma das mais utilizadas plataformas para espalhar Fake News, que em diversas situações já resultaram em sérios problemas. Por isso mesmo, durante os últimos meses temos visto serem implementadas várias novas funcionalidades para tentar combater este tipo de situações.

De acordo com o já reconhecido site WABetaInfo, a mais popular plataforma de mensagens está prestes a implementar novas funcionalidades destinadas a combater as Fake News. Na nova atualização para a versão beta, já foram ativadas as duas novas funcionalidades relacionadas com o reencaminhamento de mensagens.

A novidade de maior destaque vai dar aos utilizadores a opção de bloquear a publicação de mensagens que são reencaminhadas frequentemente em grupos. O grande objetivo é ajudar a prevenir o espalhar de notícias falsas. No entanto, como em anteriores implementações, a última ação acaba sempre por depender dos utilizadores.

WhatsApp continua a remar contra a maré no combate às Fake News

A nova funcionalidade será apenas implementada em grupos, e apenas os administradores irão poder selecionar ativa-la, ou não. Uma vez ativada, nenhum utilizador será capaz de partilhar mensagens reencaminhadas frequentemente. No entanto, assim como realçou o WABetaInfo, os utilizadores poderão sempre copiar o conteúdo das mensagens e publicar sem qualquer problema.

Ainda assim, certamente que este passo extra irá ajudar a abrandar este 'vírus' que são as Fake News. Atualmente estão apenas a realizar testes na versão do WhatsApp para Android. Certamente que uma vez que seja disponibilizada para todos os utilizadores, acabará por chegar também à sua versão para iOS.

Para além desta nova implementação, poderás em breve tirar proveito de uma nova interface quando partilhas ficheiros áudio. Em breve, será possível ouvires os ficheiros antes de serem partilhados, e poderás também selecionar muito mais ficheiros para serem enviados de uma só vez.

Ao contrário do que acontece com a primeiro funcionalidade que está em fase de testes, as novidades na seleção de ficheiros áudio parece já ter começado a ser disponibilizada globalmente. Ainda assim, uma vez que o seu lançamento é feito de forma faseada, é possível que demore alguns dias até que chegue a todos os utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

  • Como fazer o download das WhatsApp Stories com o Google Files Go
  • Finalmente vais poder dizer não aos grupos indesejados no WhatsApp
  • WhatsApp vai deixar-te ouvir áudios consecutivamente!

Fonte

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.