WhatsApp: nova ameaça de Phising pode roubar os teus dados bancários

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

Cuidado com os ficheiros que te recebes via WhatsApp, alguns deles podem ser uma nova e perigosa ameaça de phising que, num ápice, e sob a forma de simples ficheiros de Excell se apropriam dos teus dados bancários.

Em primeiro lugar, de que se trata o Phishing?

Phisingé o acto de enviar um e-mail, um ficheiro, estabelecer uma ponte com alguém, alegando falsamente ser uma entidade legítima. Seja uma uma empresa ou organização bancária, na esperança de fazer a vítima revelar informações pessoais que serão utilizadas para fins ilícitos

Vê também: VOTA para “Smartphone do Ano” e “Marca Revelação” 2016

Esta não é a primeira vez que o WhatsApp enfrenta um problema de segurança relacionado com os seus serviços de mensagens instantâneas. Sendo o serviço mais popular do mundo para este efeito, o WhatsApp torna-se um alvo predileto dos piratas informáticos.

Esta plataforma é agora detida pelo Facebook e, segundo o IBTimes (fonte), está a circular uma nova ameaça para os utilizadores do WhatsApp. Em causa estão dois ficheiros aparentemente inofensivos que pretendem obter os teus dados e informações bancárias.

De acordo com alguns utilizadores do WhatsApp, estes ficheiros Excell eram o "isco" utilizado no ataque de phising que depois reconduzia as vítimas até a uma página da web de certas empresas financeiras e instituições bancárias, na expectativa de registar o código PIN e demais informações de conta.

De momento esta nova ameaça parece estar circunscrita ao território indiano mas, como bem sabemos, na Internet não existem fronteiras.

Se receberes um documento com a extensão .xls (folha de Excell) certifica-te que o remetente enviou mesmo o ficheiro. Além disso, até ao momento já foram identificamos dois dos ficheiros "virulentos": “NDA-ranked-8th-toughest-College-in-the-world-to-get-into.xls” e “NIA-selection-order-.xls“.

Evita abrir ficheiros enviados por desconhecidos através do WhatsApp e, caso recebas um destes, sinaliza e elimina a mensagem e, acima de tudo, partilha a notícia para evitar que mais pessoas sejam vítimas deste esquema de phising no WhatsApp.

Talvez queiras ver:

ASUS ZenFone AR com Snapdragon 821 foi “apresentado” pela Qualcomm

Resultados da investigação ao Samsung Galaxy Note 7 revelados este mês

Desabafo de quem tem uma internet da treta – Opinião

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.