O ano de 2019 pertence ao Dark Mode. Esta característica escurece a interface das apps e interfaces para poupar bateria e reduzir esforço nos olhos do utilizador. Uma das apps mais aguardada para receber esta função é o WhatsApp, cujas imagens tem vindo a ser partilhadas constantemente.
A página WaBetaInfo no Twitter é responsável pela maioria das fugas de informação, dando-nos uma vista de olhos ao WhatsApp com o Dark Mode incorporado. As mais recentes mostram-nos o "splash screen" ou o ecrã inicial da app, onde está tudo escurecido excepto as letras das conversas, com os menus em azul.
É possível que aquele azul seja alterado na versão final, pois a tendência do Dark Mode nas apps é manter tudo em preto e branco. Outra imagem, partilhada também pela WaBetaInfo ontem, mostra como é a interface da app de comunicação dentro das mensagens.
Assim sendo, a barra superior e inferiores mantém-se iguais significando que o Dark Mode não chegou a todo o lado. É bom que o WhatsApp inclua o escurecimento total da interface caso contrário não fará sentido chamar-lhe de Modo Escuro.
Vantagens do Dark Mode
Presente atualmente em dezenas de apps, o Dark Mode escurece a interface, normalmente tornando o fundo preto e as letras em branco, para maior contraste. Esta opção tornou-se bastante popular porque oferece alguma hipótese de personalização e uma alternativa ao aspeto tradicional das apps.
Adicionalmente, o Dark Mode possui uma grande vantagem nos ecrãs OLED ou AMOLED pois os pixeis pretos são verdadeiramente desligados. Já no LCD, os pixeis emitem uma cor escura, continuando a ter um consumo de bateria desvantajoso.
Editores 4gnews recomendam:
- Atualização do Google Maps traz edifícios 3D ao mapa (APK download)
- Microsoft descontinuará a aplicação da Cortana para Android e iOS
- Huawei FreeBuds 3 chegam a Portugal e são fortes concorrentes aos AirPods da Apple!