WhatsApp introduz novidade para que nunca percas uma chamada de grupo

Rui Bacelar
Comentar

O WhatsApp é a plataforma de comunicações instantâneas mais popular do mundo. Agora, introduziu uma novidade cativante na sua app de mensagens para garantir que não perdes uma chamada de grupo - pode ser bom, ou mão, consoante a chamada em si.

Até ao momento este formato era muito similar a um comboio, ou avião. Isto é, assim que uma chamada começasse era impossível aderir à mesma - limitando-se aos participantes originais. Pois bem, as queixas dos utilizadores não tardaram em acumular-se.

Usas as chamadas de grupo no WhatsApp?

We're excited about this big upgrade to calling on @WhatsApp. Now you can join a group call even after it has started, so you’ll never miss a group call again.https://t.co/nLtuZR9Abc pic.twitter.com/sTZv63hYEQ

— Will Cathcart (@wcathcart) 19 de julho de 2021

O grupo Facebook anuiu finalmente aos pedidos dos utilizadores. Fartos de ter que voltar a começar uma chamada até que todos os intervenientes estivessem presentes, as novidades foram recentemente anunciadas por Will Cathcart, CEO do WhatsApp.

Para ser possível entrar numa chamada em andamento, o WhatsApp teve que criar uma "sala de espera". O utilizador entre nesse espaço até que o administrador da chamada, ou outro dos participantes o adiciona à mesma. É uma implementação similar ao que encontramos nas chamadas de Zoom, entre outros exemplos.

Nesta secção (limbo) o utilizador poderá ver quem é que está atualmente na chamada em curso. Assim, caso não tenham conseguido entrar numa chamada de WhatsApp, não tendo visto ou podido responder à notificação apresentada, terão aqui uma alternativa.

"Criámos ainda um ecrã com detalhes da chamada que lhe permite ver quem já está a participar na conversa e quem foi convidado, mas ainda não está a participar. Se clicar em "ignorar", pode participar mais tarde a partir do separador Chamadas no WhatsApp.", aponta a empresa no seu blog oficial.

Mais funções para esta opção de comunicação via WhatsApp

"Hoje, apresentamos a capacidade de participar numa chamada de grupo, mesmo depois de esta já ter começado. A possibilidade de participar nas chamadas depois de estas começarem reduz a pressão de atender uma chamada de grupo quando esta começa e proporciona às chamadas de grupo no WhatsApp a espontaneidade e a facilidade das conversas presenciais.", pode ler-se no blog da plataforma.

Este recurso também permitirá, por exemplo, caso falhe a ligação à Internet durante uma chamada, retornar à mesma. O utilizador poderá voltar a tocar no cartão de notificação para a chamada em questão, entrando assim na "sala de espera".

Importa frisar que atualmente o WhatsApp está a testar esta função junto de alguns utilizadores. Ainda que não seja uma versão beta - uma vez que as novidades estão presentes na versão estável - a sua disponibilidade não será global.

A chamada já começou? Não há problema, podem entrar na mesma

WhatsApp

Numa nota pessoal, já pude tirar partido desta novidade com a mais recente versão da app de mensagens para Android. Aliás, de acordo com a própria empresa "Esta funcionalidade estará disponível a partir de hoje e esperamos que as pessoas aproveitem ao máximo a nova experiência."

Por fim, caso estejam interessados em desfrutar desta novidades mantenham a aplicação atualizada. Isto é válido tanto para utilizadores Android como para utilizadores iOS.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.