O WhatsApp é uma das aplicações de mensagens mais utilizada no mundo, ou seja, é aplicação que os hackers mais procuram tentar aceder.
Este novo problema, trazido ao conhecimento público pelos especialistas de segurança da Sophos, mostra-nos que os hackers estão a utilizar uma forma de aceder às contas de utilizadores de uma forma muito simples. Na verdade, só precisam do teu número de telefone e esperar que nunca tenhas posto uma password segura no teu VoiceMail.
Vê ainda: Xiaomi Mi Mix 3 custará menos de 500€? Seria de impressionar!
Passo a explicar, porque embora simples, estes passos feitos pelos hackers é inteligente. A maior parte dos utilizadores já não usam o VoiceMail. Com aplicações de mensagens escritas e de voz, os voicemails estão pouco atualizados.
Hackers utilizam o teu VoiceMail para aceder ao teu WhatsApp
Quando acedes ao voicemail pela primeira vez o teu código é normalmente "0000" ou "1234", ou seja, pouco seguro. Se nunca mudaste a password do teu VoiceMail vais ver que é melhor tratares disso.
Os Hackers instalam o WhatsApp num novo telefone e mandam pedem autorização ao WhatsApp enviar uma mensagem com os números de confirmação para ativar o serviço. Estes pedidos são normalmente feitos de noite enquanto que os utilizadores estão a dormir.
Visto que os hackers não tem acesso às mensagens do utilizador, pedem logo de seguida para o WhatsApp mandar o código via VoiceMail. Ou seja, se a tua password for simples, lá estará o código de ativação do WhatsApp noutro smartphone.
Depois de instalar o WhatsApp noutro equipamento, os hackers podem instalar o último backup e tem acesso a tudo e mais alguma coisa da tua conta. Já do teu lado, ficas sem acesso à conta.
Em suma, confirma que a tua password do VoiceMail é segura.
Editores 4gnews recomendam:
Instagram adiciona nova característica para facilitar adicionar pessoas
Google News já tem Dark Mode! Instala aqui a nova versão da aplicação
Dica: Como desinstalar várias aplicações Android de uma só vez
Via