WhatsApp, Facebook Messenger e Instagram! Os três num só?

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Mark Zuckerberg deixou recentemente uma publicação extensa no seu perfil, a explicar as novas mudanças que irão ser implementas no Facebook e apps pertencentes.

O CEO afirma que a empresa vai finalmente focar-se num só objectivo: a privacidade dos utilizadores. Essa afirmação é no mínimo irónica devido ao histórico de polémicas do Facebook relacionadas com dados.

Na publicação, Zuckerberg indica que tem passado os últimos anos a estudar os maiores desafios da rede social. Esta nova visão pretende unir as plataformas de mensagens e combiná-las num só serviço.

Um dos objectivos de Zuckerberg é unificar as suas plataformas

Já falámos de como o Facebook pretendia que as suas mensagens fossem transversais às suas plataformas Instagram e WhatsApp. É provável que vejamos os primeiros passos para esse objectivo, com a declaração de Zuckerberg.

Além disso o CEO explica que as pessoas pretendem formas privadas de ligação com os amigos e família. Portanto é importante investir na privacidade e simplicidade das plataformas.

Zuckerberg admitiu que actualmente a empresa não tem uma reputação forte nas questões de privacidade e protecção de dados. Para lutar contra isso, a rede social está disposta a evoluir juntamente com restantes aplicações.

A verdade é que o WhatsApp, por exemplo, já tem a opção de mensagens encriptadas por definição, algo que falta no Instagram e Facebook Messenger. Este último tem essa opção mas tem de ser ativada e configurada pelo utilizador.

Portanto parece que a proposta de Zuckerberg tem vários objectivos. Em primeiro lugar, uma grande aposta na privacidade e encriptação eventualmente colocando um tempo limite no histórico de mensagens.

A aposta na interoperabilidade entre as aplicações é a mudança mais interessante. Conforme mencionámos acima, seria bastante útil utilizadores poderem enviar mensagens entre o WhatsApp, Messenger e Facebook de forma simples.

Com crescentes preocupações de privacidade e com governos por todo o mundo a apertar com as grandes empresas, talvez esta seja um forma de diluir essas preocupações. No entanto há quem afirme que esta mudança só trará mais poder ao Facebook.

Editores 4gnews recomendam:

Fonte

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.