WhatsApp, Facebook Messenger e Instagram! Os três num só?

António Guimarães
8 Março, 2019

Mark Zuckerberg deixou recentemente uma publicação extensa no seu perfil, a explicar as novas mudanças que irão ser implementas no Facebook e apps pertencentes.

O CEO afirma que a empresa vai finalmente focar-se num só objectivo: a privacidade dos utilizadores. Essa afirmação é no mínimo irónica devido ao histórico de polémicas do Facebook relacionadas com dados.

facebook-apps-4gnews

Na publicação, Zuckerberg indica que tem passado os últimos anos a estudar os maiores desafios da rede social. Esta nova visão pretende unir as plataformas de mensagens e combiná-las num só serviço.

Um dos objectivos de Zuckerberg é unificar as suas plataformas

Já falámos de como o Facebook pretendia que as suas mensagens fossem transversais às suas plataformas Instagram e WhatsApp. É provável que vejamos os primeiros passos para esse objectivo, com a declaração de Zuckerberg.

Além disso o CEO explica que as pessoas pretendem formas privadas de ligação com os amigos e família. Portanto é importante investir na privacidade e simplicidade das plataformas.

Zuckerberg admitiu que actualmente a empresa não tem uma reputação forte nas questões de privacidade e protecção de dados. Para lutar contra isso, a rede social está disposta a evoluir juntamente com restantes aplicações.

A verdade é que o WhatsApp, por exemplo, já tem a opção de mensagens encriptadas por definição, algo que falta no Instagram e Facebook Messenger. Este último tem essa opção mas tem de ser ativada e configurada pelo utilizador.

mark zuckerberg

Portanto parece que a proposta de Zuckerberg tem vários objectivos. Em primeiro lugar, uma grande aposta na privacidade e encriptação eventualmente colocando um tempo limite no histórico de mensagens.

A aposta na interoperabilidade entre as aplicações é a mudança mais interessante. Conforme mencionámos acima, seria bastante útil utilizadores poderem enviar mensagens entre o WhatsApp, Messenger e Facebook de forma simples.

Com crescentes preocupações de privacidade e com governos por todo o mundo a apertar com as grandes empresas, talvez esta seja um forma de diluir essas preocupações. No entanto há quem afirme que esta mudança só trará mais poder ao Facebook.

Editores 4gnews recomendam:

Fonte

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.

Mais na 4gnews

Samsung Galaxy Fold chegará às lojas europeias em maio
Sony Xperia 2 só deverá chegar em setembro mas já se fala nele
Google Play Store: 7 launchers grátis que tens de experimentar
Xiaomi Mi Mix 4 ou Mi Mix 3S? Lançamento pode estar para breve
Xiaomi Redmi Note 7 Pro vai deixar muitos fãs desiludidos
Samsung Galaxy S10 com problemas de bateria em alguns modelos Exynos

Artigos que não podes perder

Como recuperar mensagens apagadas: SMS Android, WhatsApp e Facebook Messenger
Farto do Facebook? Aprende como eliminar definitivamente a conta
Como eliminar a conta do Instagram ou fazer uma pausa
Como formatar o telemóvel antes de o vender como usado
Os smartphones com os melhores processadores - Outubro 2018
Onde comprar Xiaomi? As lojas online e físicas com os preços mais baixos