WhatsApp: esta é a nova função que vai garantir a tua privacidade

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O WhatsApp é a app de mensagens instantâneas mais popular do mundo, sendo usado por mais de dois mil milhões de pessoas todos os meses de acordo com a Statista. É, como tal, uma das prioridades e pilares do grupo Facebook, com novidades a caminho.

Atualmente em fase de testes, a plataforma quer implementar uma nova tipologia de mensagens, as View Once. Tal como o nome indica serão mensagens e comunicações que poderemos ler / ver e/ou ouvir apenas uma vez antes de desaparecerem para sempre.

Prepara-te para as mensagens View Once no WhatsApp

Será um dos maiores reforços para a privacidade dos conteúdos desde que o WhatsApp introduziu as mensagens que se auto-destroem em novembro último.

Este modo permite enviar mensagens de texto, imagens, áudio e outros conteúdos multimédia que desaparecem após 7 dias sem que o utilizador tenha que tomar alguma ação. É um garante de privacidade disponível desde o último ano.

Até que estas mensagens View Once estejam disponíveis, as mensagens com validade serão a única modalidade do género disponíveis no WhatsApp.

Mas, vejamos em concreto o que farão e como se poderá usar este novo tipo de mensagens na rede social.

Mensagens que apenas poderás ver uma vez

Acima podemos ver o aviso a ser apresentado aos utilizadores assim que queiram tirar proveito deste modo. Vemos a barra circular a indicar a curta duração dos conteúdos nesta janela prompt e uma breve descrição do modo que visa garantir uma maior privacidade.

Ao optar por este modo a sua operação é sucinta. Apenas poderemos ver uma vez esses conteúdos, desaparecendo os mesmos após serem abertos e efetuado o recibo de leitura (o duplo visto azul). Não é possível voltar a ver tais mensagens.

De igual modo, ao receber uma mensagem / conteúdo neste modo View Once o destinatário não recebe notificação no ecrã de bloqueio pelos motivos óbvios. Tampouco o conteúdo pode ser pré-visualizado através da barra de notificações.

As novidades estão disponíveis na versão beta da app Android

Importa frisar que a nova função funciona mesmo que o destinatário não tenha ainda instalado a versão beta e, como tal, não suporte ainda a View Once. É uma pequena curiosidade, mas que alarga assim aos utilizadores iOS este reforço de privacidade.

De momento não temos indicação de quando é que esta função chega também à plataforma da Apple, mas tudo aponta para uma distribuição em breve das novidades.

A nova função View Once está já disponível na versão de testes (beta) para Android com o número de compilação (2.21.14.3).

Editores 4gnews recomendam:

  • Google faz chegar a função mais pedida à app do YouTube para Android
  • Oppo lança funcionalidade ideal para smartphones com pouca RAM
  • GTA 6: já sabemos quando é que o tão esperado jogo será lançado
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.