WhatsApp: eis a nova funcionalidade para combater as fake news

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Sendo o WhatsApp uma das aplicações mais utilizadas para comunicação, é normal também que seja o local onde as notícias falsas (fake news) mais se espalham.

Assim sendo, a nova funcionalidade do WhatsApp, que ainda está em modo beta, promete dar uma maior informação aos utilizadores quando às mensagens que recebem.

Nova funcionalidade do WhatsApp para combater as Fake News

Visto na versão Beta da aplicação, as mensagens agora apresentam uma pequena "lupa" no final do texto. Ao clicar na lupa, o conteúdo que lá é descrito é procurado numa pesquisa Google.

Dessa forma, o utilizador conseguirá de forma simples e rápida perceber se a informação que está a ler tem ou não algum tipo de credibilidade.

Ainda não sabemos se esta "lupa" aparecerá em todas as mensagens ou se é preciso clicar algures para que ela apreça. De referir ainda que uma simples pesquisa Google nem sempre desmitifica uma notícia falsa.

Combater notícias falsas é cada vez mais importante

Numa altura onde vemos uma desconfiança nos média e nos governos, é cada vez mais importante para as gigantes empresas combater de forma pro-ativa as informações falsas na web.

Não deixa de ser curioso que o Facebook, dono do WhatsApp, é uma das redes sociais onde é mais simples espalhar uma notícia falsa. Aliás, continua a ser simples promover (pagando) uma notícia falsa sem grandes problemas. Exemplo disso mesmo são os SCAMS de Bitcoin que ainda circulam pela rede social.

Ainda não há datas para o lançamento desta funcionalidade no WhatsApp. Sabemos que já se trabalha nesta característica há um ano e continuamos sem ideias concretas para a atualização que trará a funcionalidade a todos os utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Redmi K30 Pro: este é o alegado preço do novo smartphone topo de gama
  • Instagram vai imitar o Snapchat nas mensagens. Sabe como
  • Coronavírus: YouTube vai começar a mostrar vídeos de "confiança" na página principal
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.