WhatsApp e Telegram vão resolver todos os teus problemas com esta atualização!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Em breve poderás receber mensagens do Telegram no WhatsApp e vice-versa. Será uma das maiores atualizações a chegar às plataformas de comunicação a operar na Europa onde também se inclui o Facebook Messenger do grupo Meta (ex Facebook).

Em síntese, poderás receber mensagens de várias aplicações e serviços numa mesma app como o WhatsApp. Porquê? Bom, A União Europeia é a responsável por esta atualização (algo forçada) para quebrar o que a UE considera GateKeepers, terminologia que se refere ao monopólio que as grandes tecnológicas têm no acesso à informação.

WhatsApp, Telegram e Messenger numa só app?

WhatsApp Telegram
As principais "Guardiãs de Portão" de acordo com a União Europeia.

Ainda que de momento não sejam conhecidas todas as aplicações que serão forçadas as receber mensagens de outras apps, é certo que no Facebook Messenger (além do WhatsApp), esta atualização surtirá efeito uma vez que ambas pertencem à mesma empresa.

Importa frisar que esta "comunhão" de plataformas pode aplicar-se apenas na Europa, mais concretamente, na área de influência da União Europeia. Será uma forma de limitar, ou pelo menos moderar, o poder exercido pelas plataformas digitais na Europa.

Trata-se, na prática, de uma das primeiras expressões práticas da nova Lei dos Mercados Digitais (Digital Services Act), visando uma abertura entre as várias "guardiãs de portão". O intuito? Evitar a segregação imposta direta ou indiretamente pelas grandes tecnológicas.

Mensagens de 'Apps de Terceiros' vão aparecer no WhatsApp

📝 WhatsApp beta for Android 2.23.19.8: what's new?WhatsApp is working on complying with new EU regulations by developing support for chat interoperability, and it will be available in a future update of the app!https://t.co/XI6zMoOD5P pic.twitter.com/Jpd9Leh2Ki

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 10 de setembro de 2023

Trata-se da implementação que possibilitará a interoperabilidade com várias aplicações de mensagens. Ou seja, poderemos ver as mensagens do Messenger no WhatsApp e vice-versa, além de podermos vir a ter essa mesma possibilidade para a Telegram.

Tal como aponta a publicação WABetaInfo, o WhatsApp trabalha já na implementação desta função na sua versão beta para Android com o número de compilação 2.23.19.8. Para já, contudo, a lista está vazia, sem aplicações listadas nesta nova secção.

Segundo a mesma fonte, será agora uma questão de tempo até que esta nova função do WhatsApp e possivelmente também da Telegram e Facebook Messenger fique disponível. Ao que tudo indica, teremos mais novidades até ao final do ano.

Maior democratização do mercado tecnológico na Europa

O intuito passa por dar ao utilizador um forte incentivo a experimentar mais plataformas de comunicação. Se assim o quiser, poderá encontrar as mensagens de outras apps naquela que é a app de mensagens mais popular do mundo, o WhatsApp.

Em suma, ou esta capacidade fica disponível para os utilizadores, ou o grupo Meta e outras grandes tecnológicas terão que arcar com as consequências legais do incumprimento, nomeadamente, multas por não cumprir com a nova legislação.

Para já, contudo, aguardamos pelo fim do programa de testes e início da distribuição europeia destas novidades. Numa última nota, de momento o iMessage da Apple parece "escapar" a esta designação de GateKeeper que a obrigaria a abrir a sua plataforma.

Apple claims iMessage is not popular enough in the EU to be considered a gatekeeper serviceUnder the EU’s Digital Markets Act (DMA) rules, Apple would have to open iMessage up to third-party messaging servicesIf you live in Europe, do you use iMessage?Source:… pic.twitter.com/ChWHEYcpoa

— Apple Hub (@theapplehub) 6 de setembro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.