WhatsApp copia (finalmente) uma das mais populares funções do Telegram

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O WhatsApp continua a melhorar a sua oferta de serviços na aplicação de mensagens instantâneas mais popular do mundo. Fá-lo com novas funções, implementações de otimizações e não se coíbe de, por exemplo, adaptar as melhores funções dos serviços rivais como é o caso da plataforma Telegram.

Permanecendo assim na plataforma mais popular do seu setor, o WhatsApp estava, porém, atrás da concorrência em alguns aspetos. Algo que agora vem colmatar com as funcionalidades copiadas de algumas aplicações similares. Em última análise, porém, quem ficará a ganhar é o utilizador desta app de mensagens.

WhatsApp copiou funções bastante úteis do rival Telegram

WhatsApp Channels
Ilustração do novo menu com as opções para criação de Canal. Crédito: WABetaInfo.

As informações são agora avançadas pela publicação WABetaInfo, sempre atenta aos desígnios da plataforma de comunicação instantânea do grupo Meta. Ao que tudo indica, será algo muito similar à mais popular função do Telegram, os seus Canais.

Segundo consta, em breve teremos também nesta app de mensagens os WhatsApp Channels com uma mecânica muito similar à do rival Telegram. Serão úteis, sobretudo para organizar as Comunidades do WhatsApp e para criar novas salas dedicadas a um tema.

Por exemplo, caso queiram acompanhar as notícias da 4gnews podem aderir ao canal da 4gnews na plataforma Telegram. Dentro em breve, caso esta medida seja aplicada efetivamente, teremos também a possibilidade de criar um canal no WhatsApp.

Inicialmente, porém, esta novidade pode ser implementada com um nome distinto. Segundo consta, chegará como "Newsletter Privada", ou canal de anúncios, ainda que a terminologia não esteja definida, apontam os peritos supracitados.

Canais do Telegram terão equivalente na plataforma WhatsApp

📝 WhatsApp beta for Android 2.23.8.6: what's new?We discovered that WhatsApp keeps working on newsletters, which are now called channels, available in a future update of the app!https://t.co/MyT7V2xbuO pic.twitter.com/tgkWObtwmC

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 5 de abril de 2023

A nova funcionalidade foi detetada primeiramente na versão de testes para Android com o número de compilação 2.23.8.6, de momento na versão beta. Dito isto, não sabemos quando, ou se efetivamente, será aplicada na versão estável da aplicação.

Certo é que esta nova função, extremamente popular no rival Telegram, será uma boa forma de comunicar notícias, anúncios e novidades a uma determinada comunidade com interesse em determinada área. Seja para a vertente empresarial, ou pessoal, há mérito nesta implementação.

Por fim, aguardamos agora que os programadores terminem a preparação destas novidades para o WhatsApp e que em breve chegue às aplicações para Android e iOS, bem como às suas versões Web, PC e Mac.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.