O WhatsApp continua a melhorar a sua oferta de serviços na aplicação de mensagens instantâneas mais popular do mundo. Fá-lo com novas funções, implementações de otimizações e não se coíbe de, por exemplo, adaptar as melhores funções dos serviços rivais como é o caso da plataforma Telegram.
Permanecendo assim na plataforma mais popular do seu setor, o WhatsApp estava, porém, atrás da concorrência em alguns aspetos. Algo que agora vem colmatar com as funcionalidades copiadas de algumas aplicações similares. Em última análise, porém, quem ficará a ganhar é o utilizador desta app de mensagens.
WhatsApp copiou funções bastante úteis do rival Telegram

As informações são agora avançadas pela publicação WABetaInfo, sempre atenta aos desígnios da plataforma de comunicação instantânea do grupo Meta. Ao que tudo indica, será algo muito similar à mais popular função do Telegram, os seus Canais.
Segundo consta, em breve teremos também nesta app de mensagens os WhatsApp Channels com uma mecânica muito similar à do rival Telegram. Serão úteis, sobretudo para organizar as Comunidades do WhatsApp e para criar novas salas dedicadas a um tema.
Por exemplo, caso queiram acompanhar as notícias da 4gnews podem aderir ao canal da 4gnews na plataforma Telegram. Dentro em breve, caso esta medida seja aplicada efetivamente, teremos também a possibilidade de criar um canal no WhatsApp.
Inicialmente, porém, esta novidade pode ser implementada com um nome distinto. Segundo consta, chegará como "Newsletter Privada", ou canal de anúncios, ainda que a terminologia não esteja definida, apontam os peritos supracitados.
Canais do Telegram terão equivalente na plataforma WhatsApp
A nova funcionalidade foi detetada primeiramente na versão de testes para Android com o número de compilação 2.23.8.6, de momento na versão beta. Dito isto, não sabemos quando, ou se efetivamente, será aplicada na versão estável da aplicação.
Certo é que esta nova função, extremamente popular no rival Telegram, será uma boa forma de comunicar notícias, anúncios e novidades a uma determinada comunidade com interesse em determinada área. Seja para a vertente empresarial, ou pessoal, há mérito nesta implementação.
Por fim, aguardamos agora que os programadores terminem a preparação destas novidades para o WhatsApp e que em breve chegue às aplicações para Android e iOS, bem como às suas versões Web, PC e Mac.
Editores 4gnews recomendam: