WhatsApp classifica de anti-competitiva a nova imposição da Apple

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O Facebook, empresa responsável pelo WhatsApp, não esconde a sua desconfiança perante a Apple. A relação entre ambas as gigantes da tecnologia nunca primou pelo afeto, mas agora o tom da empresa liderada por Mark Zuckerberg endureceu.

Em causa está o novo leque de políticas e medidas de privacidade impostas pela Apple com teor mais severo e protecionista. Medidas que levaram um porta-voz do WhatsApp a classificar as alterações de "anti-concompetitivas" e de ter "padrões duplos".

WhatsApp contesta as novas medidas da Apple

As declarações foram proferidas à Axios, versando mais concretamente sobre as novas "etiquetas de nutrição", um pré-requisito da Apple para que os programadores possam continuar a disponibilizar as suas aplicações na App Store.

Lembramos que as supracitadas "etiquetas" são autênticos disclaimers onde os programadores revelam que tipo de informação é colhida sobre o utilizador e que tipo de dados é associado ao utilizador. Dois fortes mecanismos de reforço da privacidade.

As etiquetas de privacidade impostas pela Apple

O objetivo da Apple é entregar aos utilizadores um resumo sucinto daquilo que é feito com as suas informações. Para tal, o formato escolhido são os cartões, tal como o que é apresentado acima, sendo visíveis ao instalar uma nova app através da App Store.

Esta implementação foi apresentada com o iOS 14 durante a última edição da WWDC e entrou em vigor a 8 de dezembro. Para o utilizador de dispositivos Apple, este aviso será apresentado ao visitar a loja de aplicações e conteúdos.

"Etiquetas" que não se aplicam ao iMessage da Apple

A principal queixa incide na não apresentação destes cartões na solução de mensagens desenvolvida pela Apple, o serviço iMessage. Aqui, o WhatsApp acusa a gigante de Cupertino de ter dois pesos e duas medidas, favorecendo a sua alternativa.

Por outras palavras, o WhatsApp receia que estes "avisos" assustem potenciais utilizadores, levando-os a optar por soluções que não a sua. Ora, a única alternativa que não está a apresentar estes mesmos avisos é o iMessage da Apple.

Entretanto, os responsáveis pelo WhatsApp já deram a saber que cumprirão esta imposição da Apple, tendo já entregado as suas "etiquetas" de informação. Novamente, a crítica é dirigida ao estado de exceção de que a responsável pelo iMessage se arroga.

Por fim, de momento não foram divulgadas outras ações além desta contestação. Pelo menos para já, o grupo Facebook não tomará ação junto dos tribunais para impor um mesmo padrão a todas as aplicações na App Store.

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Rui Bacelar
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O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.