A Índia é o país com mais utilizadores de WhatsApp, representando o maior mercado para a plataforma. Hoje foi confirmado que existem 400 milhões de utilizadores ativos na plataforma, com constante crescimento.
Estes são números massivos considerando que a Índia tem cerca de 450 milhões de utilizadores de telemóvel. É evidente a presença que o Facebook, proprietária do WhatsApp, tem no território indiano.
Há 2 anos, apenas 200 milhões de utilizadores usavam WhatsApp
Um porta-voz do WhatsApp indicou que em 2017, o WhatsApp contava com cerca de metade do número de utilizadores atual. É certo que a aplicação teve um crescimento saudável na Índia.
O WhatsApp tornou-se uma parte importante da bolha tecnológica na Índia. A plataforma está constantemente a alterar-se para suportar as necessidades da sociedade indiana e dos seus negócios.
Uma dessas necessidades foi a Meesho, um aplicação de compras online. Essa aplicação recebeu um investimento por parte do Facebook e está completamente integrada no WhatsApp.
Não existe qualquer competição para o WhatsApp na Índia
A aplicação mais perto de se classificar como 'rival' do WhatsApp seria o Facebook Messenger. Contudo, todas as plataformas pertencem à mesma empresa portanto não existe qualquer competição na Índia em relação a apps de mensagens.
Isto leva-nos a um assunto debatido várias vezes: o Facebook possui um monopólio nas redes sociais. A grande consequência de um sistema monopolizado é que não permite o crescimento e criação de outras apps concorrentes, a não ser que permitido pelas grandes empresas dominantes.
Editores 4gnews recomendam:
- Como alterar o DNS no Android para uma Internet mais rápida e segura
- Google Fotos prepara-se para adicionar "stories" à aplicação!
- Estas são as palavras-chave que dão mais visualizações no Youtube, segundo estudo