WhatsApp: aprende a encriptar as cópias de segurança das tuas conversas

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

O WhatsApp tem se esforçado bastante para aprimorar a privacidade dos seus utilizadores. Após implementar a encriptação de ponta-a-ponta nas mensagens trocadas, a empresa leva agora essa tecnologia para as suas cópias de segurança.

A tão desejada funcionalidade já está a chegar aos primeiros utilizadores da aplicação de troca de mensagens. De forma totalmente anónima, poderás guardar no Google Drive todas as conversas já feitas na tua conta do WhatsApp.

Como configurar a cópia de segurança encriptada

  • Abrir o WhatsApp e carregar nos três pontos no canto superior direito
  • Selecionar Definições
  • Entrar em Conversas
  • Selecionar "Encriptar cópia de segurança"
  • Selecionar Continuar e em seguida escolher Criar password
  • Definir uma password e clicar em Seguinte
  • Reintroduzir a password e carregar em Confirmar

WhatsApp

Este é o processo que habilitará a tua conta do WhatsApp para efetuar cópias de segurança encriptadas. Todos os dados serão armazenados no Google Drive, longe dos olhares indiscretos da Google e do Facebook.

Importa frisar a importância que a password definida nos passos acima terá doravante. Sempre que quiseres restaurar as tuas conversações, ser-te-á solicitada essa chave, portanto, não te esqueças da mesma.

Se por um infortúnio te esqueceres da password de encriptação dos dados, o WhatsApp alerta que não haverá forma de a recuperar. Visto que nem a empresa terá acesso a esse dado, ser-lhe-á impossível ajudar nesse processo.

Encriptação de cópias de segurança já está na beta do WhatsApp

Importa alertar que esta funcionalidade de privacidade está ainda presente na versão beta do WhatsApp. Os participantes deste programa poderão aceder a esta funcionalidade com a versão 2.21.15.5 da aplicação.

Os demais utilizadores da versão normal da plataforma, incluindo o iOS, deverão ter acesso às mesmas potencialidades brevemente. Será uma questão de tempo até que o WhatsApp disponibilize a todos esta opção de segurança.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.