Whale é a app para criação de memes do Facebook

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Nem todos os produtos das empresas são lançados com grande marketing e publicidade. É o caso da Whale, uma app criada por uma das equipas de programação do Facebook, lançada apenas na Apple App Store no Canadá. A app permite criar memes através de templates ou fotos dos utilizadores.

A equipa responsável pela app chama-se NPE (New Product Experimentation) e tal como o nome indica, é uma equipa que programa apps experimentais que podem tornar-se (ou não) produtos finais no catálogo da empresa. Contudo, caso a app não tenha um grande sucesso inicial, provavelmente será cancelada.

Seja como for, utilizadores do Canadá que queiram criar os melhores memes poderão fazê-lo através do Whale. A verdade é que já existem várias apps de criação de memes nas lojas de aplicações mas a Whale parece oferecer opções mais contemporâneas e caso os templates sejam atualizados, ainda melhor.

Esta não é a primeira app experimental do Facebook

A mencionada equipa NPE está sempre envolvida em projetos experimentais. Além da Whale, a equipa desenvolveu a Bump, uma aplicação de conversação entre estranhos, com um toque diferente: só é possível interagir através de perguntas para "quebrar" o gelo.

Outra aplicação é a Aux, onde utilizadores submetiam escolhas musicais e a escolha mais popular era reproduzida na app a uma hora específica. Este conceito de seleção de música coletiva foi popularizado pela rede social Turntable FM. A rede social foi eventualmente terminada em 2013.

Todas estas apps tem algo em comum: foram lançadas apenas no Canadá e direcionadas para o público adolescente. Afinal, que melhor maneira de testar o sucesso de uma app verificando se os jovens estão a utilizá-la? Estas pequenas apostas por parte do Facebook são interessantes mas até agora, nenhuma atingiu grande sucesso.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple prepara um misterioso evento para dia 2 de dezembro! O que teremos de novo?
  • Utilizadores do Apex Launcher irritados por ver publicidade enganosa na aplicação
  • Redmi K30 (Xiaomi Mi 10T) vai chegar antes do esperado, confirma CEO
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.