Waze terá 6 novas funcionalidades que vão alterar a forma como conduzimos

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 3 min.

Desde que as aplicações de geolocalização e mapas surgiram, foram muitos os recursos que mudaram a forma como conduzimos. Afinal, já não precisamos de mapas de papel e nem paramos com a mesma frequência para pedir informações na estrada. E o Waze dará um novo passo neste sentido.

Nas próximas semanas, o Waze espera lançar 6 novas funcionalidades que se juntarão aos demais recursos na categoria "muito úteis". Alguns dos novos recursos já chegam à app globalmente neste mês.

1. Ajuda para conduzir em rotundas

Waze novas funcionalidades

Imagem: Divulgação/Waze

Terror para alguns condutores, as rotundas podem tornar-se um tanto confusas, principalmente em momentos de tráfego intenso. Com a nova funcionalidade, o Waze vai indicar o momento certo para entrar na rotunda, qual faixa escolher e onde sair.

Este recurso está a ser lançado globalmente para utilizadores do Android já neste mês. Utilizadores iOS devem obtê-lo na sua aplicação do Waze mais tarde neste ano.

2. Alerta de ambulância

Waze novas funcionalidades

Imagem: Divulgação/Waze

A adição de alertas sobre acidentes no caminho já ampliou significativamente a segurança no momento de conduzir. Também neste sentido, o Waze vai adicionar alertas sobre a proximidade de veículos de emergência.

A partir da nova funcionalidade, o condutor será alertado antecipadamente quando os veículos como ambulâncias estiverem parados ao longo do percurso. Desta forma, será possível ajudar a condução para garantir a segurança de todos.

A atualização já está disponível para os condutores nos EUA, Canadá, México e França no Android e iOS. E o Google promete expandi-la para outros países em breve.

3. Alerta sobre mudança de limite de velocidade

Waze novas funcionalidades

Imagem: Divulgação/Waze

Aplicações como Waze e Google Maps já incluem informações sobre os limites de velocidade nas diferentes vias. Agora, o Waze trará alertas sobre a mudança desse limite de velocidade antes que ela ocorra.

Desta forma, o condutor pode reduzir a velocidade antes de entrar na via e ajustar-se com segurança. Esta funcionalidade será lançada globalmente para todos os utilizadores do Android e iOS neste mês.

4. Uma nova ajuda para encontrar estacionamento

Waze novas funcionalidades

Imagem: Divulgação/Waze

Encontrar estacionamento pode tornar-se um dos momentos mais stressantes da condução, principalmente em grandes cidades. Para ajudar com isso, o Waze lançará um recurso para disponibilizar informações extremamente úteis sobre estacionamentos.

Além de apontar a localização de diferentes espaços de estacionamento próximos ao condutor, a app vai trazer dados como preço, se é coberto, se tem estações de carregamento para veículos elétricos (VEs) disponíveis e se é acessível para pessoas com mobilidade reduzida.

A novidade chegará já nas próximas semanas aos Estados Unidos e ao Canadá, com informações de mais de 30 mil estacionamentos. Nestes países, a parceria entre a Waze e a Flash ainda permite que o condutor reserve um lugar de estacionamento diretamente da aplicação do Waze.

5. Mais informações sobre as tuas rotas mais frequentes

Waze novas funcionalidades

Imagem: Divulgação/Waze

Não é incomum que os condutores tenham rotas favoritas para locais que frequentam constantemente, como o trabalho. A partir deste mês, o Waze está a lançar globalmente para utilizadores de Android e iOS uma atualização que trará mais informações sobre as tuas rotas mais frequentes.

Dados de tráfego em tempo real, possíveis motivos de atrasos e comparações com rotas alternativas poderão ser de grande ajuda.

6. Informações sobre curvas acentuadas, lombas e portagens

Waze novas funcionalidades

Imagem: Divulgação/Waze

Além dos alertas sobre buracos, condições climáticas adversas e passagens de nível, o Waze também trará dados sobre curvas acentuadas, lombas e portagens. Tudo para que o condutor possa preparar-se para cada viagem com mais tranquilidade e segurança. O recurso será lançado globalmente para todos os utilizadores de Android e iOS neste mês.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.