A par do Google Maps a Waze é uma das melhores aplicações de navegação grátis tendo, aliás, vários atributos sociais que estimulam a participação dos utilizadores. Este espírito colaborativo dota a app de uma forte componente social, seja nas interações entre utilizadores e contribuição com informações precisas que possam ajudar ou alertar outros utilizadores.
O sucesso da Waze foi tanto que, eventualmente, atraiu as atenções da Google, culminando na sua aquisição pela gigante das pesquisas. Desde então, a Google optou por manter a Waze inalterada, sem correr o risco de contaminar a sua essência, ou reduzi-la a um complemento do seu G Maps.
Serviço de partilha de viagem, ou boleias, será encerrado pela Waze
Em causa está o serviço Carpool, ou partilha de viagem, lançado pela Waze em 2016. Em pouco tempo esta tornou-se uma das vertentes populares da plataforma de navegação em países como o Brasil e nos Estados Unidos da América.
Entretanto, a popularidade desta modalidade caiu, não se justificando atualmente. Desse modo, informa a TechCrunch que a Google terá decidido encerrar a modalidade de viagem, de acordo com declarações prestadas por um porta-voz da empresa norte-americana.
A quebra na popularidade das viagem partilhadas ocorreu sobretudo durante a pandemia da COVID-19, sem surpresa. A empresa terá aguardado pela recuperação desta modalidade, mas a mesma não terá retornado aos valores pré-pandémicos.
Viagens partilhadas caíram em popularidade durante a pandemia da COVID-19
Seria de esperar que, agora que a pandemia está sob controlo o fluxo de viagens voltasse ao normal, incluindo aqui as boleias e viagens partilhadas. Porém, informa a mesma fonte, que o padrão de deslocações mudou consideravelmente desde a pandemia.
A Waze afirma que os utilizadores preferem viajar sozinhos, ou através de outros meios que não o carro, sempre que possível. No entanto, a popularidade da app de navegação mantém-se alta graças também às suas informações de trânsito e acidentes em tempo real.
Por fim, a Waze afirma que o impacto desta decisão será sentido sobretudo no Brasil, Estados Unidos da América e em Israel, país de origem desta app. No seu lugar, a empresa dedicará mais esforços para tentara solucionar os problemas de congestão urbana.
A solução imediata passará pela apresentação de novas rotas e meios de transporte alternativos para tentar aliviar a pressão sentida no tecido rodoviário urbano.
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