watchOS 8: novo conceito traz funções incríveis ao Apple Watch

Rui Bacelar
1 comentário

Matt Bircher, talentoso artista e seguidor atento dos desígnios da mação, partilhou hoje a sua conceção ideal para o futuro do smartwatch de Cupertino, o Apple Watch. Com grandes melhorias para o Centro de Controlo, assim seria o watchOS 8.

Mais personalização para o utilizador do Apple Watch com a possibilidade de conceber no smartwatch e aplicar complicações ao mostrador do relógio. Por complicações entendam-se funções como o calendário, fases da lua, ou o estado das marés.

watchOS 8 repleto de (boas) complicações para o Apple Watch

Atualmente o sistema watchOS permite ao utilizador criar algumas complicações para a watchface, no entanto, a personalização de estilo de mostrador (watchface) varia consideravelmente, com algumas muito focadas na informação, outras na simplicidade.

Assim, apesar de podermos criar algumas complicações na versão atual, a sua implementação varia bastante de watchface para watchface. Um cenário não ideal para o artista em questão que abordou a questão da personalização de outro ângulo.

Matt parte do princiípio que o utilizador poderia escolher um estilo de mostrador que não dispõe das slots, ou células para adicionar complicações, mas cuja informação poderia, na mesma, ser consultada através do Centro de Controlo do relógio.

Mais personalização para o Apple Watch

Apple watchOS

Esta abordagem viria resolver um dos atuais entraves do Apple Watch. Caso o utilizador escolha uma watchface sem complicações, não há forma de aceder à informação providenciada pelas ditas complicações. É aqui que entra o conceito do próximo watchOS 8.

A informação agregada pelas complicações não precisaria de ser apresentada no mostrador digital do Apple Watch, permanecendo, todavia, acessível ao utilizador através do Centro de Controlo. Para já, infelizmente, isto não passa de um conceito.

O vídeo merece ser visto, ilustrando perfeitamente o que acabamos de descrever, sorvendo também alguma inspiração dos Glances ou realces, uma função que chegou a estar disponível nos Apple Watch, ainda que apenas brevemente.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.