No dia 1 de julho de 1979, a Sony lançou o seu Walkman TPS-L2, o primeiro leitor de música portátil que revolucionou a maneira como ouvimos música. Embora já existem rádios e colunas, o Walkman tornou a prática de ouvir música em algo pessoal, que as pessoas podiam fazer fora de casa.
A Sony lançou inclusive no seu canal de YouTube um pequeno vídeo a mostrar o Walkman e como influenciou a história dos dispositivos pessoais para ouvir música. O vídeo celebra os 40 anos do icónico gadget.
Desde o Walkman original até às reencarnações com CD chamadas de Discman, a Sony continuou a providenciar inovação nestes dispositivos. Contudo, tudo terminou com o início da era da música digital.
O Sony Walkman TPS-L2 tem tecnologia que ainda utilizamos hoje
O Walkman TPS-L2 foi criticado na altura porque não permitia gravar cassetes, apenas ouvi-las. Contudo, o intuito do aparelho era apenas ouvir música. O mais engraçado é que para um dispositivo de 1979, o Walkman já tinha (dupla) entrada jack 3.5mm para ligar auriculares.
Atualmente, ainda se discute a inclusão ou falta dela do jack 3.5mm em telemóveis. O mais caricato é que a entrada jack como a conhecemos data desde o século 19, utilizada na altura em placas de telefones.
Gerações atuais provavelmente irão reconhecer o Walkman como uma tecnologia ancestral que os pais ou o irmão mais velho utilizava. É importante reconhecermos a tecnologia que ajudou a definir os equipamentos que utilizamos hoje em dia. Os leitores de MP3, MP4 e até mesmo o Apple iPod, devem tudo ao original Sony Walkman.
Editores 4gnews recomendam:
- Spotify acaba com o carregamento de músicas na plataforma por artistas independentes
- 7 editores de fotos online grátis para retocares as tuas fotografias
- Apple muda produção do Mac Pro dos EUA para a China