O segmento dos carros elétricos continua a ser um dos mais importantes vetores de desenvolvimento de toda a indústria automóvel. À medida que também a sociedade se adapta ao novo paradigma de mobilidade elétrica, marcas como a Volkswagen (VW) preparam-se para lançar novos modelos com cada vez mais autonomia. Exemplo disso será o próximo VW Tiguan 2024.
A terceira geração do crossover mais vendido da Volkswagen terá uma variante com motorização híbrido plug-in com 100 km de autonomia elétrica. Ou seja, será um dos híbridos plug-in com melhor autonomia a chegar ao mercado durante o próximo ano de 2024.
Híbrido plug-in com autonomia para até 100 km, a promessa da Volkswagen
A primeira geração do Tiguan pisou o alcatrão em 2007 e, desde então, este crossover já vendou mais de 7,6 milhões de unidades no mercado global - segundo avança a própria VW. Agora, prestes a receber uma terceira geração, teremos nova motorização disponível para quem estiver à procura de um veículo híbrido.
Visível já nas imagens que ilustram esta peça, o VW Tiguan 2024 será lançado na Europa já no próximo ano. Entre os seus principais destaques está a maior autonomia em motorização elétrica, para um veículo híbrido do tipo plug-in - valores em ciclo WLTP.
Por outras palavras, contamos com uma autonomia menor em condições de condução real face aos valores obtidos em cenário ideal, ou seja, teste laboratorial. Em todo o caso, o próximo carro híbrido da VW quer liderar o setor no quesito autonomia elétrica.
Liderar a sua gama é o objetivo do VW Tiguan 2024
A fabricante alemã aproveitou esta renovação para efetivamente mudar o design geral do carro em questão. Podemos aqui observar um aspeto mais arredondado, tudo para melhorar a sua aerodinâmica e, como tal, reforçar a autonomia do próprio veículo.
Desse modo, tal como avança a publicação Jalopnik, o seu coeficiente de arrasto (a taxa de atrito gerado pelo ar face à área do veículo) melhorou dos 0,33 para os 0,28. São otimizações como esta que lhe permitirão percorrer mais quilómetros entre cargas.
Aerodinâmica melhorada com remodelação do design neste VW
Podemos também apontar o aumento geral das dimensões do VW Tiguan 2024 que está agora mais comprido e com maior capacidade de carga. Na prática, teremos mais espaço na bagageira, fruto do aumento do tamanho do veículo em si.
Aliás, este aumento é agora aplicado na versão europeia do veículo, pelo que a sua correspondente versão norte-americana deverá ser ainda maior. Em todo o caso, para o utilizador isto traduz-se em mais espaço (e conforto) para a sua comuta diária.
Mudanças que se refletem também no interior do VW Tiguan 2024
As mudanças refletem-se também no interior do VW Tiguan 2024. Podemos observar em primeiro lugar o cockpit virtual, bem como os grandes ecrãs que ocupam o centro de informação e entretenimento com ecrã de 15 polegadas sensível ao toque.
Em todo o caso, importa frisar que estes ecrãs serão do tipo OLED para melhor qualidade de imagem e profundidade de cor. Aí teremos todas as informações importantes para o condutor, além da notória inclinação, focada no condutor, dos elementos.
Várias opções de motorização, incluindo o híbrido plug-in para o VW Tiguan 2024
A Volkswagen trará várias escolhas e opções de motorização para o novo Tiguan a chegar ao mercado em 2024. Teremos a motorização a gasóleo (diesel) e a gasolina enquanto opções a combustão, além do híbrido plug-in aqui em maior apreço.
A terceira geração do Tiguan enfrentará a concorrência dos Toyota RAV4 Prime, bem como do Hyundai Tucson Plug-In Hybrid, ambos com uma autonomia - em modo elétrico - consideravelmente menor.
Por fim, não temos ainda informações oficiais que nos revelem, agora, o preço a ser praticado na Europa.
Editores 4gnews recomendam: