O ID.3 é um dos mais recentes carros elétricos da Volkswagen que chegou a Portugal, sendo visto como um rival direto do Tesla Model 3. Recentemente foi submetido a um teste de resistência exaustivo pela ADAC, a maior associação automóvel da Europa. Os resultados mostram que após rodar mais de 100 mil quilómetros, a bateria do veículo manteve uma capacidade líquida em 93%.
Esta percentagem é relevante, principalmente quando comparamos com a garantia da Volkswagen que promete pelo menos 70% da capacidade original após oito anos ou 160 mil km. No decorrer deste teste, o ID.3 foi alvo de várias atualizações de software. Além de corrigirem falhas, estas melhoraram a potência máxima de carregamento para 170 kW. Algo que influencia positivamente o consumo e a autonomia do veículo.
Pontos fortes e fracos do Volkswagen ID.3, segundo a ADAC
O destaque vai para a introdução do plano inteligente de rotas para veículos elétricos, que mereceu elogios dos da ADAC. Esta funcionalidade planeia paragens para carregamento baseando-se no estado da bateria, condições do trânsito e eficiência das estações de carregamento.
Embora o ID.3 tenha recebido críticas relativas aos materiais do interior e a problemas de software, os engenheiros do Centro de Tecnologia de Landsberg reconhecem a sua qualidade. Características como a velocidade de cruzeiro adaptável, a iluminação LED matricial, o amplo espaço interior e o reduzido raio de viragem posicionam o ID.3 como uma excelente opção para a cidade. A sua tração traseira dinâmica proporciona uma experiência de condução ágil.
No entanto, há espaço para melhorias. O tempo de resposta do sistema de infotainment, os controlos táteis no volante e os ajustes de temperatura deslizantes que não se iluminam são algumas das áreas a aprimorar no veículo.
No que toca à manutenção, o ID.3 demonstra ser mais económico quando comparado com veículos convencionais. Enquanto a maioria dos automóveis necessita de inspeções frequentes, este modelo da Volkswagen só precisa de manutenção a cada dois anos. No entanto, o custo da primeira manutenção, que ronda os 500 €, é considerado elevado.
O ID.3 é uma proposta sólida para quem procura um veículo elétrico fiável e eficiente. Enquanto se desloca para a marca dos 160 mil km, existe curiosidade para ver como se vai comportar após expirar a garantia de bateria da marca. Os preços em Portugal começam nos 42 460 €.
Editores 4gnews recomendam: