![]()
A corrida por quem tem a melhor cobertura móvel no Metro das grandes cidades portuguesas está ao rubro. Depois de a NOS ter anunciado a sua melhoria de cobertura 5G no metro, a Vodafone Portugal acaba de responder com a confirmação de que está a acelerar a expansão da sua rede 5G nos metropolitanos de Lisboa e Porto.
É bom relembrar que esta novidade surge num contexto de forte concorrência, onde a nova operadora DIGI está finalmente a marcar pontos com a sua própria rede no metro. Ou seja, as operadoras tradicionais parecem ter aproveitado também para melhorar a sua cobertura.
Cobertura total no Metro do Porto
No norte do país, a aposta é total. A Vodafone anunciou que já concluiu a instalação da infraestrutura 5G em todas as estações e linhas do Metro do Porto. Embora a infraestrutura esteja pronta, a ativação da rede será feita de forma progressiva ao longo das próximas semanas.
O objetivo é ter o serviço totalmente operacional para os clientes até ao final deste mês de dezembro. Para já, quem passar pelas estações do Bolhão, Campo 24 de Agosto e Trindade já consegue usufruir desta tecnologia de última geração, num projeto que "foi liderado pela Vodafone" em parceria com a empresa do metro e os restantes operadores.
Expansão linha a linha em Lisboa
Em Lisboa, a estratégia foca-se na expansão linha a linha. A grande novidade é a chegada do 5G à Linha Amarela, que se junta assim à Linha Vermelha, a primeira a ter recebido esta modernização.
Os clientes que utilizam este trajeto vão notar uma diferença significativa na velocidade de navegação, com o 5G a prometer velocidades até 10 vezes superiores ao 4G e menor latência, caso queiram fazer streaming e videochamadas sem falhas durante as viagens.
O plano para a capital não fica por aqui. A Vodafone confirmou que a expansão vai continuar de forma faseada para as linhas Azul e Verde, com a previsão de conclusão de todo o processo durante o ano de 2026.
A Vodafone está assim a trabalhar para melhorar o seu serviço para os clientes do Metro, algo importante especialmente numa altura em que dados recentes da ANACOM revelam que a Vodafone é a operadora com mais reclamações em Portugal. E a qualidade do serviço um fator determinante para inverter esta tendência e fidelizar clientes face à pressão de preços da concorrência.
Promoção do dia
