
A Vodafone acaba de lançar a sua grande campanha para este verão, e o objetivo é surpreendente para uma operadora de telecomunicações. Quer desafiar os mais novos a desligarem-se dos telemóveis e a redescobrirem um verão com experiências "à antiga".
A iniciativa chama-se "18 Antes dos 18" e é uma resposta àquilo que os próprios jovens estão a dizer. Querem um maior equilíbrio entre o tempo de ecrã e as experiências no mundo real. Esta campanha não surge do nada. A Vodafone encomendou um estudo ("Smartphones da Geração Z e Alpha") que revela dados muito interessantes sobre os jovens portugueses entre os 11 e os 17 anos.
- 77% dos jovens querem reduzir o tempo que passam no ecrã. E este número sobe para uns esmagadores 98% na faixa dos 16-17 anos;
- 94% gostaria de ter ferramentas que os ajudassem a desligar e a descobrir atividades locais;
- 81% admitem que os momentos reais passados com amigos e família lhes trazem mais felicidade do que a interação com conteúdos online.
Perante estes dados, a Vodafone, em colaboração com o seu Conselho de Juventude pan-europeu, criou uma lista de 18 atividades para experimentar antes de atingir a maioridade, inspiradas nas memórias de verão das gerações dos seus pais (Millennials e Geração X).
A lista "18 Antes dos 18"
A lista inclui desafios simples e nostálgicos como:
- Bater à porta de um amigo e perguntar se quer sair;
- Jogar jogos de tabuleiro ou cartas com amigos e família;
- Passar um dia inteiro offline;
- Dormir sob as estrelas;
- Andar de bicicleta durante horas sem destino definido;
- Visitar os avós e ouvir as suas histórias;
- Ver o nascer do sol;
- Enviar uma carta ou um postal;
- Construir um forte com cobertores;
- Ir à praia e construir um castelo de areia;
- Subir a uma árvore.
O estudo revela ainda que 90% dos pais portugueses se preocupam com o facto de os seus filhos estarem a perder estas experiências que ajudaram a moldar o seu próprio caráter. As suas principais memórias de infância, como "bater à porta de um amigo" (55%) ou "jogar jogos de tabuleiro" (54%), são precisamente o tipo de atividades que este desafio da Vodafone procura recuperar.
Leonor Dias, diretora de Marca da Vodafone, enquadra esta campanha numa estratégia mais vasta de "bem-estar digital", que vai para além da simples conectividade. A marca aponta os festivais de verão, como o Vodafone Paredes de Coura, e as atividades disponíveis com desconto no Vodafone Happy como outras oportunidades para os jovens "experimentarem viver mais" fora dos ecrãs.
Se estiveres satisfeito com o teu serviço, mas estiveres à procura de melhorar a cobertura Wi-Fi, dá uma olhada nos 5 melhores routers Wi-Fi para substituir o da DIGI, MEO, NOS ou Vodafone em 2025.