A Vodafone Portugal acaba de anunciar oficialmente o fim de uma era na sua rede fixa. A empresa concluiu o processo de desligamento da sua tecnologia ADSL em praticamente todo o território de Portugal continental. Esta opção estratégica, que já vinha a ser preparada há cerca de um ano, marca o adeus definitivo à antiga tecnologia de "internet por cobre".
Vodafone migrou os seus últimos 10 clientes de ADSL
Isto leva a Vodafone a reforçar a aposta total em redes de nova geração, como a fibra ótica e o 5G. O processo de transição, que a Vodafone garante ter sido "cuidadosamente planeado" para minimizar o impacto nos clientes, envolveu a migração dos últimos 10 mil clientes que ainda estavam ligados através de ADSL.
Este número, que à partida pode parecer elevado, representava apenas 1% do atual milhão de clientes do serviço fixo da operadora. Estes utilizadores foram progressivamente migrados para tecnologias mais rápidas e fiáveis, como a fibra ótica (Fiber to the home) ou o acesso fixo via 5G (5G FWA). Com a migração concluída, as 179 centrais que suportavam o serviço ADSL da Vodafone foram finalmente desligadas e desmontadas.
ADSL da Vodafone começou em 2003
A história do ADSL na Vodafone começou em janeiro de 2003. Na altura, foi uma tecnologia que trouxe a "internet de elevada velocidade a um baixo custo" a muitas empresas e, mais tarde, a muitas casas. Entre 2004 e 2015, o ADSL foi a principal forma de acesso à internet de banda larga fixa em Portugal. Foi progressivamente ultrapassado pela fibra ótica, tecnologia em que a Vodafone começou a apostar fortemente a partir de 2010.
Este desligamento do ADSL segue a mesma lógica que a operadora já tinha aplicado à sua rede móvel, quando, em junho de 2023, foi a primeira a anunciar o fim progressivo da sua rede 3G. A estratégia é abandonar as tecnologias mais antigas e menos eficientes para concentrar todo o investimento e recursos na expansão e melhoria das suas redes mais modernas. Neste caso, a rede de fibra que, segundo a Vodafone, já chega a 5 milhões de casas e empresas no nosso país.
Se fores cliente de fibra ótica, mas estiveres à procura de melhorar a cobertura Wi-Fi, dá uma olhada nos 5 melhores routers Wi-Fi para substituir o da DIGI, MEO, NOS ou Vodafone em 2025.