Vivo X90 Pro quer destronar Samsung Galaxy S23 Ultra na fotografia, mas só em alguns países europeus

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

A série Vivo X90 está por fim a ser lançada a nível internacional, sendo que fora da China apenas os modelos X90 e X90 Pro vão ser disponibilizados.

E o X90 Pro chega com atributos suficientes para destronar o Samsung Galaxy S23 como rei da fotografia. Infelizmente, tal só poderá acontecer em alguns países da Europa…

Vivo X90 Pro chega à Europa, mas apenas a alguns países selecionados

Imaginations Unleashed💠💠💠with cutting-edge Pro-level camera on the #VivoX90Series Its #ProPhotographyInPocket 📸for all of life’s adventures 🏕🎒. #vivo pic.twitter.com/Wr8HbW05ei

— vivo Global (@Vivo_GLOBAL) 3 de fevereiro de 2023

Em novembro de 2022, a Vivo apresentou oficialmente no mercado chinês a nova série X90. Agora, passados alguns meses é a vez de a série deixar de ser um exclusivo daquele mercado e aterrar em outras regiões.

Mas com algumas especificidades. Em primeiro lugar, apenas o modelo base e Pro vão ser disponibilizados a nível internacional. O Vivo X90 Pro+ continua a ser um exclusivo do mercado chinês.

Depois os dois modelos referidos – X90 e X90 Pro – vão ser lançados em apenas alguns mercados europeus selecionados. A saber: Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha, Polónia, República Checa, Áustria, Roménia, Croácia, Eslovénia, Grécia e Sérvia. Infelizmente, Portugal não está incluído, mas a proximidade com Espanha irá facilitar a compra dos novos terminais.

Vivo X90 Pro chega com argumentos para tirar título de rei da fotografia ao Galaxy S23 Ultra da Samsung

Ora as variantes internacionais da nova série vão manter as especificações dos modelos disponibilizados no mercado chinês. Assim, o Vivo X90 Pro deverá conquistar os utilizadores adeptos das fotografia.

Aliás, os seus “atributos fotográficos” podem destronar o todo poderoso Galaxy S23 Ultra, lançado esta semana pela Samsung. Recordemos as especificações. O X90 Pro está equipado com o sensor IMX989 da Sony com uma polegada de tamanho e 50 megapixéis de resolução.

O modelo conta também com um sensor ultrawide de 12 megapixéis, foco automático e um ângulo de visão de 108 graus, e ainda um sensor telefoto com 50 megapixéis que, à semelhança do sensor principal, tem também estabilização ótica de imagem.

Além da chancela Zeiss na ótica, o X90 Pro está equipado com o processador de imagem V2 que consegue melhorar as imagens captadas em fracas condições de luminosidade. Um novo algoritmo, por sua vez, tem como função evitar a perda de qualidade de imagem, mesmo que o utilizador “puxe” bastante.

Outra das vantagens deste chip +e a sua “latência zero”. De acordo com a marca, o processador funciona através da deteção de movimento para captar uma imagem, no exato momento em que o obturador é pressionado.

Quanto às restantes especificações, o Vivo X90 Pro é alimentado pelo processador MediaTek Dimensity 9200 que está emparelhado com de até 12 GB de memória RAM e de até 512 GB de capacidade no armazenamento interno UFS 4.0.

O ecrã AMOLED de 6,78 polegadas tem uma resolução de 2800x1260 pixéis, uma taxa de atualização de 120 Hz, um brilho máximo de 1.300 nits e ainda suporte para HDR10+.

No interior, o Vivo X90 Pro aloja também uma bateria de 4.870 mAh com suporte para carregamento rápido de 120 watts que, de acordo com a marca, pode levar a bateria aos 50% em apenas oito minutos.

Para já, a marca não revelou os preços com que os modelos vão chegar a cada um dos mercados, nem a data em que os dispositivos vão ser colocados nas prateleiras das lojas.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt