As fabricantes de telemóveis estão constantemente a criar uma forma de aproveitar o espaço de visualização no ecrã da melhor forma. Sejam notches, buracos no ecrã ou câmaras mecânicas que deslizam, ou rodam com mecanismos.
A Vivo registou uma patente na China que mostra algumas soluções nunca antes vistas. Em vez de ter um buraco no ecrã para as câmaras porque não mais? A Vivo apresenta 3 propostas de design diferentes, cada uma com o objetivo de aproveitar o espaço de visualização do ecrã.
O primeiro design é certamente o que captura mais atenção. Trata-se de um equipamento com 4 buracos na câmara, em cada canto do painel. Um telemóvel do género teria então 4 sensores frontais, aumentado a capacidade fotográfica do equipamento. Em alternativa, podemos ter câmaras ou sensores de reconhecimento facial mais avançados.
O segundo design apresenta também 4 buracos, mas dispostos em dois módulos nos cantos superiores. O terceiro design é similar, mas os buracos estão separados. Estas patentes não confirmam lançamentos de telemóveis, mas sugerem os próximos designs que a Vivo pode utilizar, futuramente.
Câmaras debaixo do ecrã serão a tendência para 2020
Com patentes registadas pela Xiaomi e Oppo, a solução para a notch em 2020 deverá passar por colocar as câmaras debaixo do vidro. A tecnologia ainda não está pronta para ser colocada em telemóveis comerciais, mas irá certamente surgir durante o próximo ano.
Assim sendo, a patente da Vivo parece ser apenas uma "salvaguarda". No caso dos buracos no ecrã continuarem "na moda" em 2020, a marca já fica com patentes registadas para todo o tipo de combinações possíveis.
Aproveita também para ficar a conhecer a lista dos melhores telemóveis chinesas que valem realmente a pena!
Editores 4gnews recomendam:
- Huawei P40 Pro. Design completo pode ter sido revelado
- Xiaomi Amazfit Bip S vai ter bateria ainda melhor que o antecessor
- Google Pixel 4A pode surpreender com mudança de design