Vivo abraça smartphones dobráveis e lança novo X Fold+

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Depois de ter lançado um dobrável no primeiro semestre deste ano, eis que a Vivo acaba de oficializar o seu novo modelo X Fold+.

A marca chinesa parece ter abraçado o segmento dos smartphones dobráveis e acaba de lançar, no mercado chinês, um novo terminal que traz consigo algumas atualizações face ao modelo anterior.

Vivo X Fold+: mesmo design, mas especificações um pouco diferentes

A Vivo acaba de apresentar oficialmente o seu novo smartphone dobrável X Fold+. O terminal surge com o mesmo design do seu antecessor, mas ao nível do hardware traz consigo algumas atualizações interessantes.

A primeira alteração é logo encontrada no processador. O novo X Fold+ tem aos comandos o chip Snapdragon 8+ Gen 1, esta é a novidade, porque mantém a memória RAM LPDDR5 de até 12 GB e o armazenamento UFS 3.1 de até 512 GB do seu antecessor.

Já o ecrã externo conta com 6,53 polegadas e uma resolução Full HD+ enquanto o ecrã interno tem 8,03 polegadas e uma resolução 2K. Ambos os painéis são AMOLED, assim como fornecem uma taxa de atualização de 120 Hz.

Saliente-se que o novo equipamento X Fold+ pode ser dobrado em ângulos diferentes, nos quais se incluem 30, 90 e 120 graus, avança a marca.

Na parte ótica, o Vivo X Fold+ herda exatamente as mesmas características do seu antecessor: a configuração de câmara traseira quádrupla conta com um sensor primário de 50 megapixéis, um ultra grande angular de 48 megapixéis, um telefoto de 12 megapixéis e ainda um sensor periscópio com oito megapixéis de resolução.

Carregamento e preço do Vivo X Fold+

De resto, o novo dobrável Vivo é alimentado por uma bateria de 4.730 mAh com suporte para carregamento rápido de 80 watts e carregamento sem fios de 50 watts. Chega a executar a interface OriginOS, baseada no sistema operativo Android 12.

Tal como referimos, o novo Vivo X Fold+ está agora a ser disponibilizado no mercado chinês, sendo que a variante com 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento custa 9999 yuans, ou seja, cerca de 1.450 euros enquanto a versão 12 GB de RAM+ 512 GB tem um preço de 10.999 yuans, aproximadamente 1.590 euros.

Para já, a marca não avançou informações sobre a disponibilidade do terminal no mercado global.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt