donald-trump

Na semana passada o mundo foi surpreendido com o inesperado ou, pelo menos, não muito acreditado acontecimento: a vitória de Donald Trump. Contudo, apesar de só tomar posse em Janeiro, Trump já está a dar que falar um pouco por todo o mundo.

Na sua campanha eleitoral, Donald Trump referiu por várias vezes que gostaria de aumentar a vigilância do governo bem como de todos os seus habitantes com via a melhorar a segurança nacional e proteger os EUA de ataques terroristas. Ao longo dos anos, temos sido informados acerca da existência de vários estratagemas que mostram uma monitorização das pessoas praticada pelo governo dos EUA (e não só). A tecnologia tem benefícios mas também, infelizmente, contras. Ainda ontem escrevemos sobre isso e da susceptibilidade que cada um de nós tem em ver a sua privacidade violada.

   

Vê também: Apple grava o teu histórico de chamadas em servidor privadoOnePlus 3 4gnews5Na verdade, sempre que tiras uma selfie e a envias para os teus amigos ou mesmo todas as tuas conversas, ainda que teoricamente não o façam, essas informações ficarão guardadas (pelo menos temporariamente) em servidores das várias aplicações e/ou sites. Daí, que muitas vezes apareçam na internet fotos privadas (e por vezes ousadas) de algumas personalidades famosas e que, pelo facto de não ser suposto ser do conhecimento público, torna-se constrangedor.

Com medo de que Trump cumpra esta sua promessa de aumentar a monitorização dos seus cidadãos, as pessoas começaram a mudar as suas apps pré-definidas de comunicação para apps de maior encriptação (ou, pelo menos, supostamente) como é o caso da Signal. Esta app, alegadamente, tem uma maior encriptação e não aloja as conversações (seja por texto ou voz) em nenhum sítio da internet (o que, na minha opinião, não descarta a hipótese de guardar informações em servidores físicos privados e que possam estar, eventualmente, susceptíveis aos hackers).

Vê ainda: Instagram será cada vez mais uma Loja Online
Grande relação qualidade/preço

Nas palavras de Moxie Marlinspike, fundador da empresa detentora da Signal, “Muitos dos utilizadores relataram que mudaram todo o seu conteúdo social para a Signal na última semana”. Apesar de não ter referido valores exatos, Marlinspike afirma que os downloads cresceram 400% após a eleição de Donald Trump.

Ainda que as intenções de Donald Trump sejam boas, muitos dos cidadãos não concordam com a sua eleição ou ideologias (ao ponto de até já terem criado a brincadeira #Trumpscomming). Será que o novo Mr. President irá mesmo fomentar a monitorização governamental dos seus cidadãos?

Talvez queiras ver:

Samsung sofre a maior queda de mercado da sua história

Agora confirma-se! Nokia regressará ao mercado dos smartphones em 2017

OnePlus que andas tu a fazer? ¯\_(ツ)_/¯

Viaphonearena
FonteLA TIMES
Estudante de Direito e amante de tecnologia. Tudo o que é inovador na vida atrai-me (menos comida muito "fora do normal"). No meio tecnológico, aprecio particularmente smartphones, computadores e automóveis. Integrar a equipa da 4gnews começou por ser um desafio pessoal e agora é um orgulho coletivo.