Nas últimas horas, ficamos a conhecer uma forma pouco convencional de carregar a bateria de um carro elétrico (VE). Como podes ver no vídeo em baixo, a Huawei revelou uma espécie de braço-robô que carrega o automóvel sem que precises de sair do carro.
No entanto, importa referir que este não é o único destaque do vídeo. O mesmo também exibe o novo sistema inovador da marca, no que toca ao estacionamento autónomo de carros. É possível ver tudo isso nos 59 segundos de vídeo.
Como é possível ver nas imagens, um Maextro S800 estaciona ao lado de um carregador com o braço robótico ao lado. Depois de ativada a função de carregamento remoto, o veículo procura automaticamente um sítio disponível para carregar.
Tal como explica a Car News China, depois de encontrar o sítio para carregamento, o braço-robô coloca a mangueira no automóvel, sempre com atenção a eventuais obstáculos. Finalizado o carregamento, o braço-robô recolhe de forma automática, o pagamento é feito e o carro sai do posto.
Sobre o braço-robô
Quanto ao braço-robô, a mesma fonte de informação avança que este é montado no supercharger de 600 kW da marca. Este, supostamente, tem a capacidade de oferecer carregamento a 100 kWh, em cerca de 10 minutos.
Nesta fase, tudo faz crer que a produção massiva deste braço-robô possa arrancar entre abril e junho de 2025. Ainda não há confirmações oficiais por parte da Huawei, isso é certo. No entanto, tudo faz crer que este modo de carregamento vá funcionar com os carros BYD, por exemplo.
Por enquanto, não há nada que confirme nem negue uma eventual chegada desta tecnologia a Portugal. Resta esperar por novidades futuras sobre o tema.
A Huawei tem andado de “mãos dadas” com a inovação
Para além desta nova tecnologia da Huawei, importa referir que não é só no setor automóvel que a marca tem dado nas vistas, por apresentar propostas diferentes do habitual. Recorde-se, por exemplo, do lançamento do Huawei Mate XT.
Este foi o primeiro telemóvel tridobrável da história e chegou ao mercado chinês, pela primeira vez, em setembro de 2024. É expectável que o modelo em questão possa chegar ao mercado global, ainda no primeiro trimestre de 2025.