(Vídeo) Este robot "assusta" de tão humano que parece (até abraços dá)

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

O mundo está a mudar e a tecnologia vai-nos mostrando coisas que, há uns anos, pareciam ficção científica. Este 1x Neo Beta é um exemplo perfeito disso mesmo. Afinal de contas, alguma vez imaginaste ter um robot em casa que te dá abraços?

De acordo com a Tech Radar, a empresa norueguesa 1X tem vindo a trabalhar neste humanóide há mais de 10 anos. Este servirá para várias funções domésticas, como se fosse mais um membro da família. O vídeo em baixo é um pequeno teaser das suas potencialidades.

O robot em questão tem “dedo” da OpenAI

Recorde-se que a 1X tem vindo a trabalhar juntamente com a OpenAI. Graças aos conhecimentos da empresa de Sam Altman, foi possível adicionar novos recursos de Inteligência Artificial (IA) ao robot em questão.

Através do vídeo acima, chama à atenção a forma natural como o robot se mexe. Desde a forma como apanha uma mochila do chão, à forma como abraça uma pessoa, e até acena para a câmara.

Até os próprios trejeitos do robot simulam um grau de emoção que, se calhar, há uns anos, não era expectável. Repare-se que, quando a senhora apanha a mochila e sai da sala, o robot sugere alguma “tristeza” pela sua saída.

Imediatamente, faz um sinal com a mão, sugerindo que esta volte. Ao todo, são 30 segundos de vídeo que “sabem a pouco”, mas que dão uma pequena ideia do grande potencial deste 1X Neo Beta.

O que diz o CEO da 1X sobre o robot?

1X Neo Beta
1X Neo Beta (via 1X)

Sobre o robot humanóide, o CEO da 1X refere que a segurança será sempre vista como o fator mais relevante. Afinal de contas, é esta que, no seu entender, aproximará as pessoas de um conceito inovador como este.

"A nossa prioridade é a segurança. A segurança é a pedra angular que nos permite introduzir com confiança o NEO Beta em casas, onde ele reunirá feedback essencial e demonstrará as suas capacidades em cenários do mundo real" - explica Bernt Børnich.

Agora, há uma questão que fica por responder: como é possível alcançar essa segurança? Sobre detalhes mais técnicos, não há informações palpáveis. Outra dúvida que pode surgir, ao ver o vídeo, é: poderá o robot andar?

Não seria de espantar que sim. No entanto, no vídeo em questão não vimos o 1X Neo Beta andar nenhuma vez. De qualquer maneira, há mais do que motivos para ficar atento ao robot em questão.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.