Foi batido mais um recorde do Guinness e, desta vez, a proeza foi alcançada por um Porsche Taycan GTS. A partir de agora, este é o automóvel elétrico do mundo que consegue deslizar mais tempo no gelo.
Ao todo, como refere a SuperCar Blondie, o “drift” rondou os 17,5 quilómetros. Importa referir que, antes do Porsche Taycan GTS atingir esta nova marca, o recorde mundial do Guinness era de 14,8 quilómetros.
46 minutos de derrapagem em Levi, na Finlândia
Para completar esta derrapagem no gelo, o condutor que bateu o recorde (Jens Richter) deslocou-se até à cidade de Levi, na Finlândia. Não deixa de ser curioso que este não é o primeiro recorde do Guinness que é atingido pelo Porsche Taycan.
O veículo em questão é também o campeão na categoria “maior mudança de altitude por um carro elétrico”. Quanto à mais recente conquista, a mesma fonte de informação avança que não foi propriamente chegar, ver e vencer.
Isto porque o gelo se foi deteriorando de forma mais rápida do que a equipa da Porsche achava. Tanto assim é que, numa primeira tentativa, o carro teve de parar ao fim de 11 quilómetros a deslizar no gelo.
Perante a adversidade, a equipa da Porsche resolveu mudar ligeiramente a localização e esperou que as temperaturas baixassem (ainda mais). Nestas condições, foi feito um segundo teste e, aí sim, ficou estabelecido o recorde do Guinness.
Ao todo, foram dadas 132 voltas na pista de gelo. Para atingir a proeza de mais de 17 quilómetros completos no gelo da Finlândia, o condutor apenas precisou de duas coisas: pedal de velocidade e a direção.
O recorde do Guinness é “prova” do poderio do Porsche Taycan: diz Richter
Na sequência do recorde do Guinness obtido pelo automóvel, quem não poupou elogios ao Porsche Taycan foi o condutor. No entender de Richter, a mais recente conquista “provou mais uma vez as suas qualidades de direção lateral”.
“E desta vez até com tração nas quatro rodas. O facto de o Taycan GTS poder ser controlado tão bem mesmo sob condições extremas fala muito sobre o seu excelente chassi e desempenho equilibrado” - acrescentou.