Diz-se que os recordes existem para serem batidos e, nesta sexta-feira, dia 6 de setembro, escreveu-se uma nova página de história no Guinness World Records. Isto porque foi apresentado o maior smartphone do mundo.
São “apenas” 2,054 metros de altura, o que equivale a cerca de 79 polegadas. Para termos uma referência, um smartphone de tamanho médio ronda as 6,7 polegadas. Por isso, estamos a falar de um modelo que é quase 12 vezes maior do que um telemóvel normal.
O recorde foi batido por 2 youtubers
No vídeo acima, consegues ver o smartphone em questão. Se olhares com atenção, é possível constatar que se trata de uma réplica do iPhone 15 Pro Max da Apple. O trabalho foi levado a cabo por dois youtubers: Matthew Perkins (DIY Perks) e Arun Maini (MrWhoseTheBoss).
Para além do tamanho assombroso deste telemóvel da Apple, chama a atenção o seu peso de 199,58 quilos. Efetivamente, trata-se de um recorde impressionante, pelo que se pode tornar interessante entender como é que foi o processo de criação.
Quais foram as etapas rumo ao recorde?
De acordo com a Engadget, o projeto começou com a construção do ecrã. Nessa etapa de desenvolvimento, o desafio passou por fazer de uma TV LG Signature OLED de 88 polegadas um ecrã sensível ao toque.
Cumprida essa parte do processo, foi preciso encontrar os diferentes componentes de um telemóvel, só que num tamanho compatível com um telemóvel de mais de 2 metros. Desde os altifalantes, às câmaras, aos botões, tudo teve de ser ajustado em função das dimensões pretendidas.
Segundo a mesma fonte, um dos principais pontos de despesa foram as câmaras. Isto porque Perkins terá escolhido uma Canon EOS R5 e uma Sony RX10 Mark 4, o que encareceu a produção deste smartphone gigante.
O sistema operativo não foi “fiel” à Apple
De todos os componentes desta versão do iPhone 15 Pro Max, apenas a parte do sistema operativo é que não foi possível de ser recriado. Tal aconteceu, na medida em que o iOS da Apple é de código fechado, o que fez com que os youtubers tivessem de optar por Android.
O mais curioso de tudo é que o smartphone, por mais estranho que possa parecer, é perfeitamente funcional. Este, supostamente, permite fazer pagamentos, enviar e-mails, fazer chamadas, entre muitas outras funções.
Se é prático e fácil de meter no bolso? Isso certamente que não, mas que vai ficar para a história, isso parece evidente.