Video conceito mostra-nos como seria o smartphone dobrável da Apple

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A entrada da Apple no mundo dos smartphones dobráveis é para já meramente uma possibilidade. No entanto, nada impede gente com um forte sentido criativo de criar o seu conceito do que seria esse tipo de produto oriundo da empresa de Cupertino.

Os créditos devem ser dados à Concepts Creator pelo material que serve de apoio à presente matéria. Graças ao seu trabalho temos aquilo que eles próprios apelidam de iFlex, ou seja, o iPhone dobrável da Apple.

As conclusões que tiramos deste vídeo são várias. Em primeiro lugar, este apresenta-se como um equipamento que dobra para dentro, tal como o Galaxy Fold. É, naturalmente, a abordagem que mais potencia a durabilidade do material, mas os recentes problemas que afetam o modelo da Samsung vêm ressuscitar as inquietações em torno destes dispositivos.

Apple iFlex é a aposta da Concepts Creator para o produto da empresa norte-americana

Uma vez fechado, este ecrã teria uma diagonal de 5.3 polegadas. Já quando aberto estaríamos perante uma tela de 7.9 polegadas, que é a mesma do iPad Mini. Ou seja, caso este conceito se materializasse, a empresa de Cupertino estaria a juntar dois dos seus produtos num só.

Já na traseira deste hipotético iFlex temos quatro câmaras bem ao estilo do Huawei P30 Pro. Ou seja, não só temos uma disposição vertical, como ainda a incorporação de uma lente time-of-flight para medições de profundidade. A câmara frontal deste equipamento seria pop-up, o que dispensaria o uso de qualquer tipo de notch.

Isto é aquilo que os responsáveis pela Concepts Creator idealizaram para aquele que poderia ser o smartphone dobrável da Apple. Em momento algum estas imagens representam material real produzido pela empresa de Cupertino.

Mas a Apple está, pelo menos, a equacionar um smartphone dobrável

Isso é facilmente percetível pelas várias patentes que a empresa tem submetido junto das entidades competentes. Uma dessas visa precisamente um equipamento que é capaz de dobrar o seu ecrã para dentro, tal qual o conceito de hoje.

Outro dado interessante que podemos retirar das patentes da Apple tem que ver com a resistência do ecrã do equipamento. Um tema que está agora em voga devido aos problemas afetos ao Samsung Galaxy Fold.

Com efeito, a Apple imaginou um sistema em que a parte do ecrã que é dobrada possa ser localmente aquecida por forma a evitar um danos. Dessa forma, o material manter-se-ia mais maneável e, consequentemente, mais duradouro.

Veremos se realmente a Apple irá enveredar por este caminho e como será a sua proposta. Ainda não temos quaisquer pistas para que tal possa acontecer, embora muitos acreditem que tal não aconteça antes da segunda metade de 2020.

Editores 4gnews recomendam:

  • iPhone XI: novo vídeo revela design completo do telemóvel da Apple
  • Acordo entre Apple e Qualcomm fez a Intel desistir do modem 5G
  • Cuidado, Spotify! Amazon prepara serviço de streaming para audiófilos
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.