(Vídeo) Carro da BYD fez corrida sem condutor e este foi o resultado

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Nos últimos dias, a BYD divulgou um vídeo, onde é possível ver um supercarro da marca a fazer um percurso do Circuito Internacional Hunan Zhuzhou. A particularidade aqui é que o automóvel (Yangwang U9) fez o caminho sem condutor.

Efetivamente, não é a primeira vez que ouvimos falar em condução autónoma. A Tesla já é conhecida por este tipo de tecnologia. Já a BYD, por sua vez, está-se a aventurar nesta área. Tal como a 4gnews noticiou recentemente, a expansão recente da equipa especializada nesta área é uma prova disso mesmo.

O que conseguimos ver no vídeo da BYD?

De acordo com a Car News China (CNC), o vídeo permite-nos ver o Yangwang U9 a andar com o sistema God’s Eye A da BYD. No fundo, este é o equivalente da marca chinesa ao Tesla Autopilot. Como mostram as imagens, o sistema consegue completar a volta de dia e de noite.

Recorde-se que o God’s Eye é bastante recente, tendo sido lançado apenas no dia 10 de fevereiro, segunda-feira, na China. Este sistema de assistência ao motorista (ADAS) está dividido em três categorias: o God’s Eye A, o God’s Eye B e o God’s Eye C.

Carro BYD
(via CNC)

Segundo a mesma fonte de informação, todos os carros da BYD irão contar com algum destes três níveis de assistência. Inclusive os modelos mais baratos da marca, como o Seagull Hatchbak, irão ser dotados de ADAS. Neste caso, previsivelmente, o God’s Eye C: o mais básico dos três.

Uma parte que também interessa aos condutores é o facto do sistema de condução autónoma ser gratuito para todos os modelos. Desta maneira, a gigante automóvel da China acredita que está a “democratizar a condução inteligente”.

O crescimento da BYD: em termos de números

A crescente aposta na condução autónoma é só mais uma prova do crescimento da BYD. Em termos de vendas, por exemplo, o mês de janeiro foi o primeiro em que a BYD ultrapassou as vendas da Tesla, em Portugal.

Na China, por exemplo, foi a marca de carros que mais receita gerou, em vendas, no ano de 2024. Tal como a 4gnews noticiou recentemente, apesar de vender bem abaixo da média, superou marcas como Mercedes ou Volkswagen.

Não só nestes mercados como no resto do mundo, estes são só alguns dos indicadores que comprovam o crescimento da BYD.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.