Viciado no Ultimate Team de FIFA 21? Modo pode ser banido!

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 1 min.

O ultra popular modo de jogo Ultimate Team de FIFA 21 pode vir a ser banido em algumas regiões, fruto de uma pressão cada vez maior das autoridades para acabar com aquilo que consideram ser práticas abusivas.

Governos de países como Reino Unido, Holanda ou Bélgica têm analisado as mecânicas usadas por várias empresas de videojogos (as chamadas loot boxes), chegando à conclusão que, à luz das suas leis, estamos perante a prática de jogos de azar, semelhantes aos que podemos encontrar num casino.

Recentemente foi descoberta uma mensagem no código do jogo, com a mensagem "FIFA Ultimate Team está neste momento inacessível devido a uma exigência das autoridades da tua região," fazendo crer que a EA está a preparar uma salvaguarda legal para evitar mais processos.

FIFA 21 é dos jogos com loot boxes mais agressivas

São vários os jogos escrutinados pelas autoridades, mas a incidência é maior sobre FIFA 21 muito devido à popularidade do desporto Rei entre os mais jovens.

A União Europeia é particularmente sensível a este tema, tendo já alguns estados membro multado a Electronic Arts. Noutras regiões do globo, para já, apenas o Canadá mostrou algum desagrado com a forma como a companhia gere o seu negócio.

Em que consiste o Ultimate Team

O Ultimate Team incentiva a formação de equipas com jogadores contratados através da moeda virtual do jogo ou do mercado de transferências, sendo possível a compra de packs de jogadores com recurso a dinheiro real.

Os jogadores que integram cada pack são aleatórios, com probabilidades variadas de obter os mais valiosos. É precisamente para esta aleatoriedade que as autoridades olham como se de uma aposta (gambling) se tratasse, algo que é visto como abusivo e enganador.

A EA tem tentado mitigar as sanções através de limites aos gastos de cada jogador, mas essa medida pode não ser suficiente para alguns governos. Como consequência, banir o modo de jogo em alguns países pode ser a única saída.

Editores 4gnews recomendam:

  • PS5: nova atualização faz maravilhas ao comando DualSense!
  • COVID-19 contribui para maior ano de sempre do YouTube Gaming
  • O público é quem mais ordena. Ghost of Tsushima é o Jogo do Ano!
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.