Quem costuma fazer viagens longas de avião sabe bem o suplício que pode ser a experiência de áudio com o sistema de entretenimento a bordo. Ou te resignas aos auscultadores de plástico que a companhia aérea oferece, com uma qualidade de som que deixa muito a desejar, ou andas carregado com cabos e adaptadores para tentares usar os teus próprios fones, ficando preso ao ecrã.
Numa recente viagem de mais de 11 horas para a Tailândia, levei os Bowers & Wilkins Pi8 que estava a testar, para avaliar o seu desempenho geral a bordo. Acabou por se confirmar a extrema utilidade de uma característica na sua caixa de carregamento que se tornou absolutamente fundamental e um verdadeiro "game changer" para mim a bordo.
Bowers & Wilkins Pi8 têm uma característica única para quem viaja de avião
A maioria dos sistemas de entretenimento dos aviões não tem Bluetooth, ou se tem, a qualidade da ligação pode ser duvidosa. Mesmo que leves os teus auscultadores com fios, ficas fisicamente ligado ao assento, o que não é nada prático para te movimentares, especialmente em voos tão longos.
É aqui que a solução engenhosa da caixa dos Bowers & Wilkins Pi8 (e dos seus antecessores Pi7) faz toda a diferença. A caixa de carregamento também funciona como um transmissor de áudio sem fios. Podes utilizar o cabo USB-C para jack 3.5 mm que vem incluído e ligar a pequena caixa à saída de áudio do sistema do avião.
A partir daí, a caixa encarrega-se de retransmitir o som, sem fios e com uma qualidade surpreendentemente boa (via aptX Adaptive), diretamente para os auriculares Pi8 que tens nos teus ouvidos. Parece simples, mas é incrivelmente eficaz para quem pretende usar o ecrã disponível no seu lugar do avião para ver um filme ou uma série.
Em menos de nada, tinha a caixa ligada, guardada na bolsa do assento, e estava a desfrutar do entretenimento a bordo com bom som, volume e sem problemas de sincronização. A conforto dos Pi8 nos ouvidos é notório, e a liberdade de não ter fios pendurados foi o que realmente melhorou a experiência, tornando tudo mais confortável, especialmente para me levantar ou simplesmente mudar de posição.
O cancelamento de ruído ativo dos Pi8 ajudou ainda mais a isolar o barulho da cabine, permitindo-me mergulhar nos filmes. E esta função é algo a que simplesmente não tens acesso nos auriculares providenciados pela companhia aérea a bordo.
O mais curioso é que esta capacidade de retransmissão de áudio pela caixa, que considero uma das funcionalidades mais práticas e úteis que já vi num acessório de áudio para quem viaja, continua a ser uma enorme raridade no mercado. Vemos tantas caixas com funcionalidades "smart" que pouco acrescentam ao dia a dia, mas esta, que resolve um problema real e melhora significativamente a experiência em viagem, é muitas vezes esquecida pela concorrência. Fica o apelo à indústria: mais disto, por favor!
Esta característica quase "escondida" da caixa dos Bowers & Wilkins Pi8 torna-os, na minha opinião, um companheiro de viagem de eleição e uma recomendação muito forte no segmento premium de auriculares sem fios.