Versão Beta 5 do Android Q bloqueia gestos em launchers

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Os gestos de navegação são uma das novidades melhoradas no Android Q e introduzidas no Android Pie. O Android Q está neste momento na quinta versão Beta. Contudo, esta versão bloqueia por completo os gestos em launchers de terceiros.

Esta situação foi descoberta através do fórum de programadores XDA Developers. A seguinte imagem mostra um equipamento a correr o Android Q Beta 5 juntamente com o famoso Nova Launcher.

Como podes ver, a opção de navegação por gestos está indisponível. Resta apenas ao utilizador configurar a navegação por 2 botões ou por 3 botões, como no Android clássico.

No fórum, é indicado que os utilizadores podem forçar o sistema a aceitar os gestos mesmo com o Nova Launcher. Isto requer utilizar a linha de comandos e o resultado é recheado de bugs e erros.

Mais um passo para o Android ficar parecido com o iOS?

Para já, não se sabe se esta será uma decisão permanente ou algo experimental. É importante salientar que as versões Beta dos novos Android podem conter opções e funcionalidades que não refletem o sistema operativo final.

Contudo, caso esta alteração se concretize, não irá agradar a muitos utilizadores que prezam o Android pela sua personalização. Certamente serão feitas comparações ao iOS e ao seu sistema fechado, como já foram feitas em relação aos gestos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Assistant vai ter design mais compacto na próxima atualização
  • HongMeng OS: Quem já testou o novo sistema da Huawei fala das diferenças para o Android
  • Google Play Store: Mais de 1000 Apps acedem à tua localização mesmo quando não queres
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.