Vendas das Nvidia RTX 2070 e 2080 muito abaixo do esperado

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 2 min.

O trimestre mais recente da Nvidia revela uma perda de 45% em receitas de placas gráficas gaming. No entanto a empresa conseguiu exceder os seus objectivos no quarto trimestre, após baixar o que foi originalmente projetado.

Apesar de receitas na ordem dos 2 mil milhões de dólares, o decréscimo nas vendas é notório. A fabricante de placas gráficas lançou recentemente os seus modelos RTX 2070 e 2080.

Nesse sentido, as vendas das novas placas gráficas ficaram abaixo do que era esperado para novos lançamentos. A Nvidia citou várias explicações para estes números tão baixos.

Nvidia lançou só modelos de alta gama e isso condicionou as vendas

Em primeiro lugar, a Nvidia afirma que o lançamento das suas placas gráficas Turing teve um factor contra. A nova GPU traz tecnologias que ainda não estão disponíveis em muitos jogos, como o ray tracing. Portanto, sem testes reais, potenciais consumidores não consegue tomar uma decisão.

Em segundo lugar, o CEO da Nvidia salientou que, pela primeira vez, a empresa lanço umodelos topo de gama apenas. Jensen Huang relembrou que os primeiros modelos das RTX 2070 e 2080 chegaram como modelos exclusivos com overclock e preços acima da média.

Finalmente, existe aqui o factor mais influente: excesso de oferta. Aquando do colapso do mercado das criptomoedas, o mercado ficou inundado de modelos GTX 1060. Isto fez com que a Nvidia atrasasse o lançamento da RTX 2060, provavelmente o modelo mais popular.

Novidades para o futuro

Jensen Huang está positivo sobre o futuro em relação à tecnologia ray tracing e os jogos que a irão suportar. Alguns dos títulos esperados são Battlefield V e Metro Exodus, jogos que poderão fazer uso das capacidades totais das novas placas gráficas.

Além disso, suporte para a tecnologia ray tracing está a caminho para os motores Unreal e Unity, o que vai ajudar a incentivar a compra das GPU.

O ray tracing ou "raio traçado" é uma técnica de renderização que produz gráficos mais realistas. O seu destaque visual é mais notório nas luzes, reflexos e sombras. O processo analisa as propriedades física dos objectos e simula a interacção de luz da melhor forma possível.

Em conclusão, a verdade é que o mercado das placas gráficas gaming desceu bastante. Factores extra como o sucesso de jogos graficamente suaves como Fortnite também contribuem isso. No geral, existe uma procura menor por GPU topo de gama.

Editores 4gnews recomendam:

Cópia rara do original Super Mario Bros. vendida por mais de 88 mil euros

Facebook considera comprar Unity para desenvolvimento 3D

Nova personagem do Brawl Stars causa bug massivo

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.